Safra 25/26 de algodão terá mais área e menos renda
Estudo da Conab indica redução na produtividade do algodão

Segundo análise semanal do Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea), divulgada nesta segunda-feira (20), a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) publicou, em outubro de 2025, a nova estimativa da safra brasileira de algodão 2025/2026. O levantamento marca o início do ciclo com elevação nas projeções de área cultivada.
A expectativa da Conab indica aumento de 2,50% na área de cultivo em relação à temporada anterior, totalizando 2,14 milhões de hectares. Apesar da ampliação da área plantada, a produtividade média do algodão em pluma foi estimada em 125,67 arrobas por hectare, o que representa queda de 3,55% em comparação à safra 2024/2025.
Como consequência da redução na produtividade, a produção nacional de pluma está prevista em 4,03 milhões de toneladas, o que corresponde a uma retração de 1,14% no comparativo entre safras.
De acordo com a Conab, “o recuo previsto inicialmente para o rendimento se dá devido à postura conservadora adotada pela Companhia e às análises climáticas”, mesmo diante do aumento da área cultivada apontado no relatório.