Safra de arroz no RS é a maior da história

Agronegócio

Safra de arroz no RS é a maior da história

A produção de arroz no Rio Grande do Sul deve chegar a 7,9 milhões de toneladas na safra atual, 7,4% superior a do ciclo 2007/08
Por:
290 acessos
A produção de arroz no Rio Grande do Sul deve chegar a 7,9 milhões de toneladas na safra atual, 7,4% superior a do ciclo 2007/08. Este é o melhor resultado da história. A área cultivada com o cereal é de 1,1 milhão de hectares, crescimento de 3,7%. Nesta temporada, o estado participa com 62% da produção nacional do grão. Os dados fazem parte do décimo levantamento, divulgado na terça-feira (7) pela Conab.

O aumento se deve ao uso correto de manejo do solo, uso de insumos e sementes de última geração e boas condições climáticas. A soja também apresenta elevação de 1,8% na produção em relação à safra anterior, atingindo 7,9 milhões t, em área de cultivo 0,3% menor.

Nesta campanha o milho foi a cultura mais prejudicada, apresentando redução de 23,2% em relação ao período passado, apesar de manter praticamente a mesma área de cultivo, de 3,8 milhões de hectares.

Já a estimativa para o plantio de trigo na safra de inverno 2009 indica área plantada de 882,3 mil/hectares, 10% menor em relação à safra anterior, motivada principalmente pelas condições de mercado que apresenta baixa demanda. Mesmo assim, existe expectativa de diminuição do recuo apresentado, uma vez que ainda restam aproximadamente 30% de área a ser semeada.
Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink