Safra de inverno vai crescer
CI
Imagem: Eliza Maliszewski
PROJEÇÃO

Safra de inverno vai crescer

Produção do trigo será de 7,9 milhões de toneladas, aumento de 1,5% em relação ao ano anterior
Por: -Eliza Maliszewski

Os principais cereais de inverno produzidos no Brasil são o trigo, a aveia branca e a cevada. A estimativa da produção do trigo foi de 7,9 milhões de toneladas, aumentos de 9,6% em relação ao mês anterior e de 1,5% em relação ao ano anterior, com o rendimento médio devendo alcançar 2 939 kg/ha, crescimento de 4,5%. Os números são do IBGE.

A estimativa da produção da aveia foi de 1,0 milhão de toneladas, crescimento de 3,3% em relação ao mês anterior, e declínio de 4,9% em relação a 2021. Os principais produtores do cereal são o Rio Grande do Sul, com 709,2 mil toneladas e Paraná, com 236,7 mil toneladas, respondendo a Região Sul por 96,7% do total a ser produzido no país em 2022.

Para a cevada, a produção estimada foi de 453,4 mil toneladas, aumentos de 11,4% em relação ao mês anterior e de 3,8% em relação a 2021. Os maiores produtores do cereal são Paraná, com 344,2 mil toneladas, e Rio Grande do Sul, com 94,5 mil toneladas, cujas produções somadas representam 96,7% do total nacional. A produção paulista e a catarinense foram estimadas em 12,7 mil toneladas e 2,0 mil toneladas, respectivamente. O cultivo do cereal normalmente é realizado sob contrato com cervejarias nacionais, o que tem incentivado a produção no país como alternativa à importação do produto.


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.