CI

Safra de mel encerra em fim de junho no RS

Em Carazinho, o produto pode ser encontrado em feiras na praça central da cidade


A estimativa é de que a safra, que está em andamento, será encerrada no dia 30 de junho com uma produção de 20 toneladas, ficando na média da produção de 2011/2012

A tecnologia disponível no mercado pode ajudar os apicultores a dobrarem a produção média das colmeias, que em Passo Fundo devem fechar a safra 2012/2013 com até 12 quilos por ano. De acordo com o técnico agropecuário da Emater-RS no município, Ademir Trombeta, é possível o apicultor chegar a uma produtividade, por colmeia, de até 25 quilos de mel por ano. A estimativa é de que a safra, que está em andamento, será encerrada no dia 30 de junho com uma produção de 20 toneladas, ficando na média da produção de 2011/2012.


Segundo o técnico agropecuário, hoje no município são 50 produtores de mel que somam 1.300 colmeias. “A geada do dia 26 de setembro do ano passado acabou prejudicando a produção de mel que está com a coleta em andamento. O clima tem uma influência importante nesta atividade. Ela é um tanto diferenciada, pois se encerra no dia 30 de junho, mas já começa em 1º de julho. O processo de produção acontece durante o ano todo”, salienta Trombeta.

Ele enfatiza que havendo um inverno chuvoso, certamente a produção da primavera será prejudicada. “O ideal é um equilíbrio, a exemplo do que acontece com as outras atividades produtivas do campo”, complementa. O técnico agropecuário faz um alerta ao consumidor, em relação à importância que tem que saber a origem do produto no momento de comprá-lo. “O mel até pode não ser um alimento barato, mas é muito saudável quando chega na mesa da população”, destaca. O funcionário da Emater-RS orienta as pessoas a observarem o rótulo da embalagem do produto, para que tenham a certeza de que estão levando um mel puro. Segundo ele, a produção dos apicultores de Passo Fundo pode ser encontrada nas feiras ou estabelecimentos que comercializam o produto da associação.


Conforme Trombeta, parte dos produtores de mel residem no perímetro urbano, mas possuem ligação com o meio rural. Em Carazinho, a média da produção de mel anualmente também fica na casa das 20 toneladas. O produto pode ser encontrado na feira que a associação dos apicultores promove na praça central da cidade. A atividade está em pouco mais de 10 propriedades rurais.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.