Safra de trigo dos EUA será problemática
Como se suspeitava que o estresse de seca mais forte estava nos distritos agrícolas mais a oeste
Foto: Canva
A indústria do trigo dos Estados Unidos está preocupada com mais uma safra problemática, de acordo com o World Grain. A principal área de preocupação é o estresse da seca que cresce no sudoeste do Kansas e nas áreas adjacentes do Colorado e Oklahoma. Uma grande parte do Kansas, especialmente o terço oeste, estava em condições de seca no final de setembro, quando grande parte da safra foi semeada.
“Entramos na estação de crescimento com muito pouca água no solo, o que é muito importante para a safra do Kansas”, disse Romulo Lollato, PhD, professor associado de agronomia na Kansas State University e especialista em trigo e forragem da K-State Extension . “Em época de seca, a cultura depende muito da água armazenada no solo. Mas este ano começamos com grande parte da área em uma seca excepcional.”
Como resultado, os observadores da excursão foram informados de que esperavam alguns sinais do estresse que a cultura sofreu nos últimos sete meses, incluindo folhas enroladas, descoloração azul, cabeças limitadas e coloração amarela no dossel inferior das plantas de trigo. Alças danificadas e cabeças torcidas significariam dano de congelamento, disse Lollato.
Havia pontos brilhantes na colheita, disse ele. Especificamente, as doenças fúngicas, como a ferrugem, exerceram apenas uma pressão mínima sobre o trigo este ano, embora os batedores possam encontrar vestígios de ferrugem em faixas. E os casos de vírus do trigo, como o mosaico de estrias do trigo e o vírus do anão amarelo da cevada, foram mínimos.
Como se suspeitava que o estresse de seca mais forte estava nos distritos agrícolas mais a oeste, os batedores provavelmente veriam alguns campos de trigo em condições decentes no dia 1, quando veículos de quatro batedores deveriam partir de Manhattan ao amanhecer, seguindo um dos seis rotas codificadas para o oeste em direção a Colby, Kansas, EUA.