Safra de trigo é promissora
No Rio Grande do Sul, estado tradicionalmente produtor, as chuvas frequentes têm favorecido a semeadura
Foto: Pixabay
A safra de trigo 2023 apresenta sinais promissores, de acordo com as informações mais recentes divulgadas pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). No Rio Grande do Sul, estado tradicionalmente produtor, as chuvas frequentes têm favorecido a semeadura e, consequentemente, estimulando a germinação e a emergência das lavouras, consideradas em boa condição.
Na mesma linha, no Paraná, grande parte das lavouras encontra-se em desenvolvimento vegetativo e algumas em floração, indicando um avanço satisfatório na safra. Por outro lado, a semeadura em Santa Catarina tem sido mais lenta nas regiões Oeste e Meio-Oeste, mesmo assim, os números são superiores quando comparados com a safra anterior.
No Mato Grosso do Sul, a boa disponibilidade hídrica no solo e as temperaturas amenas favorecem o crescimento saudável das plantações. Em Goiás, as lavouras de sequeiro estão, principalmente, em enchimento de grãos e parte em processo de maturação, enquanto as lavouras irrigadas seguem em desenvolvimento vegetativo.
Em Minas Gerais e São Paulo, o clima favorável tem contribuído para o bom desenvolvimento das lavouras, com muitas delas já iniciando a fase reprodutiva. De maneira geral, a safra de trigo de 2023 parece estar a caminho de um ano produtivo, com boas condições reportadas em todos os principais estados produtores.
PROGRESSO DA SAFRA
Semana de 04 a 10 de junho de 2023

Atualização do progresso da semeadura da safra de trigo mostra avanços significativos
As informações referentes à semeadura da safra de trigo de 2023 oferecem um panorama detalhado sobre o avanço do plantio nos estados de maior produção. Este conhecimento é essencial para traçar a evolução da safra de trigo no decorrer deste ano.
Avanço da semeadura

Os dados da Conab também apontam um avanço significativo na semeadura do trigo nos estados da região Sul, embora em ritmos diferentes. Nos demais produtores, a semeadura foi finalizada, com destaque para o estado de São Paulo, onde as operações em campo deram um salto de 15% em relação à semana passada, encerrando as atividades de plantio até o dia 10 de Junho.
No Paraná, que já tinha 75,0% da semeadura concluída na segunda semana de junho, apresentou uma pequena diminuição, chegando a 65,0% até 11 de junho. Apesar da leve queda, o estado ainda lidera a semeadura entre os três estados em questão.
Já em Santa Catarina, embora a semeadura esteja avançando a um ritmo mais lento, houve um crescimento significativo no período. O estado que tinha apenas 1,0% da semeadura concluída na primeira semana de junho, avançou para 3,4% na segunda semana do mesmo mês.
Por fim, o Rio Grande do Sul também apresentou um avanço na semeadura do trigo. Com 7,0% concluído na primeira semana de junho, o estado alcançou 20,0% na segunda semana do mês, quase triplicando o percentual de semeadura concluído. Esses números indicam que, apesar de algumas variações, a semeadura do trigo nesses estados continua a avançar de forma significativa.
Material elaborado pelo metereologista, Gabriel Rodrigues com revisão de Aline Merladete
Informações obtidas no boletim de Progresso de Safra da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab)