CI

Safra nacional da maçã está oficialmente aberta

Governadora em exercício participa da abertura da safra nacional da maçã em São Joaquim


Foto: Agrolink

A temporada nacional de maçãs em 2024 foi oficialmente inaugurada em São Joaquim, na Serra Catarinense, marcando o início da colheita da fruta em um evento emblemático. Santa Catarina, reconhecida como o maior produtor de maçãs do Brasil pela Epagri, projeta colher mais de 400 mil toneladas apenas na região de São Joaquim. De acordo com a Secretaria de Agricultura e Pecuária de Santa Catarina. No sábado, 24 de fevereiro, a governadora em exercício, Marilisa Boehm, participou da colheita simbólica nos pomares experimentais da Epagri, enfatizando o compromisso do estado com a excelência da produção agrícola, especialmente na agricultura familiar.

Na última safra (2022/2023), os produtores catarinenses colheram cerca de 557 mil toneladas de maçãs. No Brasil, aproximadamente 1,3 milhão de toneladas de maçãs são produzidas anualmente, principalmente em cinco estados. Santa Catarina lidera esse ranking, com uma produção média anual de 635 mil toneladas, seguida pelo Rio Grande do Sul, com 628 mil toneladas. Esses números destacam a importância do estado, que representa 49% de toda a produção nacional de maçãs.

São Joaquim e sua região abrigam cerca de 2.600 agricultores familiares que se dedicam ao cultivo de maçãs, em uma área plantada de 14 mil hectares. Produtores como Valdir Marafigo, que trocou a produção de batatas pelo pomar de maçãs, contribuem para a robustez da produção local. Para a safra atual, a expectativa é colher 400 mil toneladas da fruta em São Joaquim e arredores.

A Maçã Fuji da região de São Joaquim conquistou recentemente o selo de Indicação Geográfica (IG) como Denominação de Origem (DO) pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). Esse reconhecimento ressalta a qualidade única da maçã produzida na região, resultado de fatores naturais, humanos e de processos de produção aprimorados ao longo de décadas. A Maçã Fuji de São Joaquim é conhecida por seu sabor, beleza e qualidade excepcionais.

A concessão da Indicação Geográfica destaca a diferenciação e a valorização da Maçã Fuji de São Joaquim em relação a outras produções do país, proporcionando um maior potencial de valorização econômica e acesso a novos mercados. Durante o evento de abertura da safra nacional de maçãs, também foi inaugurada a pavimentação de acesso às unidades da Epagri no município, um investimento estadual que totalizou R$ 344,9 mil e visa aprimorar a infraestrutura local.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.