CI

Safra nacional de trigo está atrasada

Atraso e condições climáticas adversas são um fator de atenção



Plantio do trigo em 2024 enfrenta falta de chuvas e altas temperaturas, atrasando a safra em 4,3% Plantio do trigo em 2024 enfrenta falta de chuvas e altas temperaturas, atrasando a safra em 4,3% - Foto: USDA

De acordo com o mais recente boletim de acompanhamento de safra da Conab, o plantio do trigo vem sendo finalizado em alguns estados, sobretudo no centro-oeste e sudeste. Nestas áreas, as lavouras mais adiantadas já estão passando da floração e avançando no enchimento de grãos.

Goiás é o estado mais adiantado em relação aos estádios das lavouras, onde já se encontram as lavouras em enchimento de grãos. Sendo acompanhado por Minas Gerais, com suas lavouras entrando na floração.

Entretanto, um ponto de atenção na Safra 2024 é a falta de chuvas no estabelecimento da cultura, além das temperaturas muito acima da média. Sobretudo nas lavouras de Mato Grosso do Sul, Goiás, Minas Gerais e Paraná.

 

Progresso de safra
Semana de 06 a 12 de maio de 2024.


Fonte:Conab

 

Pelo menos 21% do trigo nacional já foi semeado, de acordo com o levantamento da Conab. Este valor está atrasado (-4,3%), se comparado ao mesmo período do ano passado, onde 25,3% das lavouras já haviam sido semeadas. 

Este atraso é observado nas operações de todos os estados monitorados, exceto aqueles que ainda não iniciaram as operações de plantio no início de Maio, como Santa Catarina e Rio Grande do Sul.


Fonte: Conab. Elaboração: Agrotempo

Progresso do plantio

  • Goiás: Aumento de 5% no plantio (de 75% para 80% esta semana); na safra anterior, o plantio estava em 90%, indicando um atraso este ano.
  • Minas Gerais: Estabilidade no plantio (mantido em 95%); alinhado com o progresso da safra anterior, que estava em 97.4%.
  • Bahia: Sem progresso no plantio (mantido em 0%); na safra anterior, o plantio estava em 90%, refletindo um atraso significativo na safra atual.
  • Rio Grande do Sul: Sem progresso no plantio (mantido em 0%); sem comparação possível, pois não havia plantio no mesmo período da safra anterior.
  • Paraná: Aumento de 10% no plantio (de 17% para 27% esta semana); na safra anterior, o plantio estava em 39%, mostrando um atraso este ano.
  • Santa Catarina: Sem progresso no plantio (mantido em 0%); sem comparação possível, pois não havia plantio no mesmo período da safra anterior.
  • São Paulo: Aumento de 20% no plantio (de 20% para 40% esta semana); na safra anterior, o plantio estava em 65%, indicando um atraso este ano.
  • Mato Grosso do Sul: Aumento de 9% no plantio (de 62% para 71% esta semana); na safra anterior, o plantio estava em 87%, mostrando um atraso este ano.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.