CI

Safrinha pode ter ainda mais milho: Mexe no preço?

Safra total de milho pode chegar em 113,32 milhões de toneladas


Foto: Leonardo Gottems

A Consultoria AgResource Brasil aumentou sua projeção de área do milho da segunda safra, popularmente chamada Safrinha, de 16,21 milhões de hectares para 16,87 milhões de hectares. De acordo com os analistas de mercado, a revisão de sua estimativa de produção do cereal para a temporada 2021/2022 ocorreu em função da elevação do tamanho de área majoritariamente no estado de Mato Grosso, que já apresenta a colheita praticamente finalizada em 98%.

“Essa elevação foi necessária uma vez que houve um incremento significativo na área semeada de soja no estado e que, portanto, impactou a área do cereal para a segunda safra.” Afirma João Pedro Thieme, analista da filial da empresa norte-americana AgResource Company.

Por outro lado, apontam os especialistas, outros ajustes de produção foram realizados após o avanço da colheita – que já atinge 70,5% segundo as estimativas da consultoria. Um dos casos, por exemplo, está no Paraná. Um dos maiores produtores de soja da região Sul, esse estado sofreu com problemas de clima e tempo, como geadas, apesar de terem sido mais brandas que no ciclo passado. 

Houve ainda a incidência de pragas, como a cigarrinha, e atrasos no ciclo da cultura que “tiveram impacto negativo nos rendimentos observados no campo”, diz a AgResource. “Porém, como os ganhos observados no incremento de área mais que compensaram a quebra de produtividade, estes devem resultar em uma safra total de milho em 113,32 milhões de toneladas, um incremento de 2,34% em relação à estimativa anterior”, concluem os analistas de mercado.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.