Saiba as orientações para o calendário de plantio da soja para 2023/2024
Em resposta às chuvas intensas nas últimas semanas, a Adapar ampliou o prazo para o plantio de soja até o dia 31 de janeiro de 2024
Foto: AgrolinkFito
A Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar) divulgou orientações aos sojicultores paranaenses em relação à extensão do cronograma de plantio para o ciclo agrícola 2023/2024. Em resposta às chuvas intensas nas últimas semanas, a Adapar ampliou o prazo para o plantio de soja até o dia 31 de janeiro de 2024. De acordo com Marcílio Martins Araújo, coordenador do programa de Vigilância e Prevenção de Pragas em Cultivos Agrícolas e Florestais da Adapar, a decisão de estender o calendário leva em consideração o impacto significativo do clima chuvoso, que dificultou o plantio nessas regiões.
"Após análise e alinhamento entre o Ministério da Agricultura e Pecuária e a Adapar, foi acatada a solicitação dos produtores, reconhecendo as condições adversas impostas pelas condições climáticas", destacou Araújo.
Para aderir a essa extensão no calendário, os produtores precisam realizar o cadastro de suas áreas junto à Adapar por meio de um formulário online disponibilizado pela agência.
A decisão de ampliar o período de plantio foi respaldada pela Portaria 886/2023 do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Conforme essa norma, foram estabelecidos três calendários distintos para as diferentes regiões do Paraná: a zona 1 (Sul e Centro-Sul) tinha o prazo até 18 de janeiro; a zona 3 (Sudoeste) até 15 de janeiro; e a zona 2 (restante do Estado) até 20 de dezembro.
As propriedades mais impactadas pelas chuvas, situadas nas zonas 1 e 3, agora têm a flexibilidade de plantar até 31 de janeiro. No entanto, propriedades da zona 2, caso tenham sido afetadas, também podem aderir ao novo calendário, proporcionando maior flexibilidade aos produtores diante das adversidades climáticas.