CI

Sancionada lei que facilita individualização de dívida junto ao Banco da Terra

A norma vai beneficiar famílias de agricultores que têm condições de quitar ou colocar em dia sua parte no empréstimo


Foi publicada nesta sexta-feira (9), no Diário Oficial da União, a Lei 13.864/19, que facilita a individualização de dívidas rurais contraídas junto aos programas Banco da Terra e Cédula da Terra, em contratos coletivos de produtores rurais e agricultores familiares.

A nova lei permite que a maioria dos integrantes de uma associação decida pela individualização das dívidas, em assembleia geral. Hoje, a legislação condiciona a individualização dos contratos à aprovação unânime dos mutuários do empréstimo.

A norma vai beneficiar famílias de agricultores que têm condições de quitar ou colocar em dia sua parte no empréstimo, mas estão vinculados a contratos coletivos.

O projeto que deu origem à lei foi apresentado pelo deputado Zé Silva (SOLIDARIEDADE-MG), e foi sancionado pelo presidente Jair Bolsonaro.

A Lei 13.864/19 altera a Lei 11.775/08, que instituiu medidas de estímulo à liquidação ou regularização de dívidas originárias de operações de crédito rural e de crédito fundiário.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.

2b98f7e1-9590-46d7-af32-2c8a921a53c7