SAP Labs Latin America cria solução IoT global para o Agronegócio
Rússia, França e África do Sul já tem interesse pela tecnologia que aumenta produtividade e torna gestão do plantio mais eficiente
A SAP prepara para o segundo semestre do ano o lançamento de uma solução global, desenvolvida no Centro de Pesquisa e Desenvolvimento SAP Labs Latin America, localizado em São Leopoldo (RS) que transforma dados do campo em informação relevante para o agricultor. O novo produto, chamado de SAP Connected Agriculture, integra telemetria à plataforma SAP HANA Cloud e possibilita aos agricultores monitorar com precisão e em tempo real as fases do ciclo produtivo de cada cultura agrícola, resultando em ganho de produtividade e gestão mais eficiente.
Baseado no conceito de Internet das Coisas (IoT), a nova tecnologia foi criada a partir de um processo de coinovação entre a equipe da SAP Labs Latin America, a Stara, uma das maiores fabricantes de máquinas agrícolas, e estudantes universitários. O protótipo foi vencedor da InnoWeeks, olimpíada de inovação realizada em 2015 e já está disponível para o mercado em caráter de pré-lançamento, o que significa que o produto ainda pode sofrer mudanças. "A partir de excelentes resultados com um primeiro protótipo, a matriz da SAP decidiu investir em uma solução global e o desenvolvimento está sendo todo realizado no Rio Grande do Sul. Isso mostra o potencial do Brasil como polo tecnológico no segmento agrícola, que já representa cerca de 27% do PIB nacional", destaca Roberto Kuplich, gerente de Desenvolvimento e Soluções Customizadas da SAP Labs América Latina.
Segundo Kuplich, no mundo a previsão é que, até 2050, o setor agrícola deve atender a demanda de 9 bilhões de pessoas. "Esse crescimento só acontece por meio de duas formas: aumento de área ou ganho de eficiência. Muitos países têm grande limitação de área e serão beneficiados com a solução da SAP", afirma.
Com essa solução IoT, o agricultor pode monitorar online e em tempo real os processos de plantios (como quantidade de sementes), de preparo, adubação e correção do solo, pulverização e colheita. Os dados podem ser integrados ao sistema de gestão da fazenda, o que permite análise em tempo real. Entre os benefícios da nova tecnologia está ainda a possibilidade de acompanhar as metas de trabalho definidas no planejamento da safra; reduzir perdas com o transpasse – plantio de áreas que já foram semeadas – e aprimorar o gerenciamento de performance dos operadores de máquinas.
Conforme Thiago Bohn, gerente local da SAP responsável pela equipe de desenvolvimento do novo produto, a gestão se torna mais eficiente, pois o agricultor tem o controle exato da quantidade de insumos aplicados e de produtos colhidos.
“A Stara já apresentou a solução para clientes no Brasil e no Exterior e todos demonstraram grande interesse na tecnologia, Já temos interessados na Rússia, França e África do Sul, por exemplo. Acreditamos que será um diferencial competitivo para Stara e também para a SAP no segmento do Agronegócio”, destaca Cristiano Paim Buss, diretor de Pesquisa e Desenvolvimento da Stara.
Segundo Buss, a tecnologia desempenha um papel fundamental, já que algumas fazendas possuem mais de 400 máquinas – tratores pulverizadores plantadoras, entre outras -, o que torna impossível o gerenciamento dessa quantidade de dados em planilhas ou papel. "Temos uma equipe de cerca de 40 pessoas da Stara e da SAP Labs trabalhando na solução. É uma conquista muito importante", diz.
Inovação em foco
Essa é a segunda vez que a SAP Labs Latin America desenvolve uma solução de gerenciamento para o agronegócio. Em 2015, o Labs criou o Agricultural Contract Management (ACM). A tecnologia atende cerca de 80% das necessidades do mercado brasileiro e está concentrada em grãos, sementes e carga seca agrícola.
Com a SAP ACM, as empresas da Agroindústria conseguem ter domínio de todas as relações na cadeia de suprimento de matéria-prima e de todo o processo. A solução possibilita identificar fornecedores de grãos; gerenciar o volume, o preço e a qualidade; controlar prazos de entrega e adiantamentos; e acompanhar a liquidação final do contrato – podendo ser por uma ou mais safras.
A SAP ACM foi desenvolvida para atender as necessidades fiscais do país e já está integrada ao módulo de contabilidade brasileira, incluindo impostos como o ICMS, além de possibilitar a integração com todo o portfólio SAP.