CI

Seagri fortalece pecuária de leite em Palmeira dos Índios


Produtores de leite da comunidade Olho D’Água do Bonifácio, zona rural de Palmeira dos Índios, receberam um botijão com 90 doses de sêmen de touros de alto valor genético e um kit de inseminação artificial, por meio de uma permissão de uso, na segunda-feira (8), na Secretaria de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário (Seagri). A ação faz parte do Programa Alagoas Mais Leite, um dos projetos da Seagri no Alagoas Tem Pressa.


O objetivo é melhorar o rebanho dos pequenos agricultores para, com isso, aumentar a produção de leite. “Dessa forma, conseguimos fortalecer a atividade, que á base da geração de renda das famílias. Outras ações do Alagoas Mais Leite estão em curso, como o repasse de tanques de resfriamento de leite, capacitação em ordenha manual higiênica com repasse de materiais e repasse de máquinas forrageiras”, citou o superintendente de Desenvolvimento Agropecuário, Hibernon Cavalcante.

De acordo com o gestor do programa, Renato Carvalho, os produtores poderão solicitar a reposição das doses de sêmen do botijão, quando elas estiverem acabando. “São materiais genéticos de touros das raças holandesa e gir leiteiro, ideais para cruzamento com as vacas criadas em Alagoas para produção de leite”, frisou.


Na comunidade Olho D’Água do Bonifácio, conforme explicou o produtor José Luiz da Costa, as vacas são, em sua maioria, mestiças da raça holandesa. Segundo ele, a produção de leite vai principalmente para as fabriquetas locais.

Paulo Jacinto – Também nesta segunda-feira, a Seagri repassou um botijão de sêmen e um kit de inseminação artificial para criadores da Associação de Produtores Rurais de Paulo Jacinto, na região do Vale do Paraíba.

Ainda de acordo com o gestor Renato Carvalho, até agora a Seagri já repassou 40 botijões com kits de inseminação. A meta do programa, até o final deste mês, é repassar 50 unidades, beneficiando, assim, 50 comunidades rurais.

Fonte: Ascom/Seagri

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.