CI

Seca atinge produção de arroz na Itália

A Itália é responsável por cerca de metade da produção de arroz da UE



Foto: Pixabay

A Itália, maior produtora de arroz da União Européia (UE), plantará sua menor área para a cultura em 23 anos, pois enfrenta um segundo ano de seca, alertam observadores agrícolas. Roberto Magnaghi, diretor-geral do Ente Nazionale Risi, um órgão público de pesquisa de arroz, disse à Reuters que não mais do que 211.000 hectares serão semeados com arroz em 2023. A estimativa de 2023 caiu 7.400 hectares em relação a 2022 e 16.000 em relação a 2021.

A Itália é responsável por cerca de metade da produção de arroz da UE. De acordo com a Comissão Europeia, a Itália produziu 714.000 toneladas de arroz branqueado equivalente em 2022, significativamente abaixo das 886.000 toneladas em 2021. O arroz italiano é cultivado principalmente nas regiões do norte da Lombardia. A Itália é o único produtor mundial de tipos como Arborio e Carnaroli que são mais adequados para o popular prato italiano risoto.

A época de semeadura começa em abril, quando os agricultores plantam as sementes em poças de 30 a 40 centímetros de profundidade. Estes devem então ser constantemente irrigados para manter os brotos que estão por vir debaixo d'água. Os níveis de umidade do solo ainda não se recuperaram da seca do ano passado e o atual acúmulo de neve nos Alpes italianos é menor do que em 2022, disse Andrea Toreti, especialista em agricultura do Centro Conjunto de Pesquisa da Comissão Europeia. Cientistas e grupos ambientalistas soaram o alarme sobre a escassez de água na Itália em janeiro, após a queda acentuada na queda de neve no inverno. As informações foram divulgadas pelo World Grain.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.