Fechar
CI

Seca nos EUA: desafios para milho e soja com 58% e 53% das áreas afetadas

Qualidade da safra está praticamente definida


Foto: Canva

A última semana foi marcada por diversos eventos climáticos que afetaram significativamente as atividades dos Estados Unidos, conforme apresentado no Boletim Semanal de Tempo e Culturas do USDA. Na manhã de sábado (23.09), a Tempestade Tropical Ophelia deslocou-se em direção ao norte, atingindo a região de Emerald Isle, NC. Uma tempestade trouxe ventos sustentados próximos a 110 km/h. 

Segundo análise do medidoreologista do Portal Agrolink, Gabriel Rodrigues, em menos de 18 horas após atingir a costa, Ophelia perdeu a maior parte de suas características tropicais, sendo reclassificada como um ciclone pós-tropical. Ainda que de curta duração, essa tempestade, nomeada na sexta-feira anterior, registrou acumulados de 100 a 200 mm de chuva na bacia costeira do Atlântico Médio. Com rajadas de vento variando entre 80 e 110 km/h, a tempestade trouxe implicações significativas para o algodão que estava com os capulhos abertos em Virgínia e Carolina do Norte.

Clique aqui e acesse AGROTEMPO .

Mais ao norte, Nova Inglaterra questionou condições úmidas com chuvas localizadas entre 25 e 50 mm, logo após os remanescentes do Furacão Lee tiveram atingido o leste do Maine. No oeste, uma frente estacionária levou chuvas intensas e trovoadas localmente severas, especialmente nas Planícies do Norte e no Alto Centro-Oeste. Outra zona de negociação se concentrou nas Planícies do Sudeste. Apesar de ter causado atrasos temporários nas operações em campo e áreas isoladas com inundação, essas chuvas foram em grande parte projetadas para o plantio e emergência do trigo de inverno.

Mesmo com a ocorrência de chuvas, pelo menos 58% das áreas produtoras de milho estão sob algum nível de estresse hídrico. O cenário é semelhante em áreas de soja, onde pelo menos 53% dos trabalhadores estão em áreas secas. Esses valores apresentam um aumento das áreas secas em relação à semana anterior e à safra passada. Com o avanço da maturação e colheita da soja, as chuvas neste momento são negativas para as operações no campo, cenário semelhante para o milho. Desta forma, a qualidade da safra de soja e milho está definida nesta temporada.  

Avaliação das atividades

Conforme as informações mais recentes do boletim semanal de clima e culturas do USDA, a situação das atividades nos Estados Unidos apresenta particularidades relevantes para o setor agrícola. 

Milho : 95% da área de milho deste ano estava com os grãos dentados, o que representa um avanço de 4 pontos percentuais em relação ao ano anterior e 2 pontos à frente da média de 5 anos. 60% do milho do país estava maduro, com um avanço de 15 pontos percentuais em comparação ao ano passado e 10 pontos à frente da média. Durante uma semana, a maturação do milho avançou 10 pontos percentuais ou mais em 15 dos 18 estados avaliados. 15% da área de milho de 2023 foi colhida até o final da semana, 4 pontos à frente de 2022 e 2 pontos acima da média. 53% por cento do milhonenhum país foi classificado em condição boa a excelente, um aumento de 2 pontos em relação à semana anterior e 1 ponto acima de 2022. Em Iowa, o principal estado produtor de milho , 50% da produção foi avaliada em condição boa a excelente.

Soja : A nível nacional, a queda das folhas ocorreu em 73% das lavouras, 13 pontos à frente do ano anterior e 11 pontos à frente da média de 5 anos. Durante a semana, a queda nas pontuações de avançou 14 pontos percentuais ou mais em 16 dos 18 estados avaliados. A colheita de soja foi 12% concluída, 5 pontos à frente de 2022 e 1 ponto acima da média. Cinquenta por cento da área de soja foi ajustada em condição boa a excelente, 2 pontos abaixo da semana anterior e 5 pontos abaixo de 2022.

Trigo de inverno: Em todo o país, os produtores semearam 26% da área de trigo de inverno prevista para 2024, 4 pontos atrás de 2022 e 3 pontos atrás da média de 5 anos. Em Nebraska, 60% já estava plantado, 23 pontos à frente do ano anterior e 9 pontos acima da média. Em termos nacionais, 7% da área de trigo de inverno havia emergido, 1 ponto atrás de 2022, mas 1 ponto à frente da mídia.

Algodão : Sessenta e cinco por cento do algodão do país apresentaram cápsulas abertas, 1 ponto atrás de 2022, mas 3 pontos à frente da média de 5 anos. Avanços semanais de 10 pontos percentuais ou mais ocorreram em nove dos 15 estados avaliados. Treze por cento da área de algodão do país foi colhida, igualando a média, mas 1 ponto atrás de 2022. Trinta por cento da área de algodão de 2023 foi mudanças em condição boa a excelente, 1 ponto acima da semana anterior, mas 1 ponto abaixo do ano anterior.

Material elaborado pelo medidoreologista, Gabriel Rodrigues com revisão de Aline Merladete.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.

2b98f7e1-9590-46d7-af32-2c8a921a53c7