O secretário da Agricultura e Abastecimento, José Hermeto Hoffmann, participa nesta quarta-feira (03), em Tupandi, no Vale do Caí, da assinatura de resolução que autoriza a queima de coivaras da acácia negra. A cerimônia será realizada às 15 horas, na Sociedade São Luiz, de Tupandi.
As coivaras são restos de ramagens da acácia negra, galhos mais finos que não são utilizados. Até então, a legislação permitia a queimada de galhos infectados pelo cascudo serrador, mas não das coivaras. Os técnicos do Departamento de Produção Vegetal constataram que os galhos descartados da acácia também são suscetíveis à contaminação e devem ser eliminados para controle fitossanitário do cascudo serrador.
A partir da normatização, os agricultores devem solicitar um laudo técnico atestando a presença do cascudo, encaminhando uma cópia à Secretaria da Agricultura e Abastecimento (SAA) acompanhado de uma comunicação de queimada. A comunicação também deverá ser remetida à Patrulha Ambiental da Brigada Militar (Patram). Antes desta normatização, os produtores precisavam de autorização para a queima.
Conteúdo exclusivo para Cadastrados
Se você tem cadastro no Agrolink, faça seu login ou faça cadastro no Agrolink de forma GRATUÍTA
e tenha acesso aos conteúdos do site.
Não tem conta? Cadastre-se aqui