CI

Secretário de política agrícola comenta tema carnavalesco da Imperatriz Leopoldinense

"Xingu - o clamor que vem da Floresta


Entre o balanço de 2016 e as perspectivas de 2017, o secretário de política agrícola Neri Geller, comentou o polêmico tema carnavalesco da escola de samba da Imperatriz Leopoldinense.

A pouco mais de um mês para o Carnaval, o polêmico samba-enredo "Xingu - o clamor que vem da Floresta",  da Imperatriz Leopoldinense, continua repercutindo no mundo do agronegócio. Desta vez, quem se posicionou sobre o tema foi o secretário de política agrícola do Ministério da Agricultura, Neri Geller.

"Eu acompanhei isso com tristeza, vendo que essas pessoas fazem tanta festa, tomam cerveja, e não vêem que a bebida vem da cevada, comem carne e tomam leite, e não lembram que essas coisas vêm do campo", reiterou de forma incisiva e direta. Para Geller, a escolha do tema foi feito de forma "inconsequente" porque é preciso respeitar o agricultor.

Em nota publicada no site da agremiação, o presidente Luiz Pacheco Drumond, escreveu que o "o homem do campo é presença constante em seus desfiles e que por diversas vezes o solo brasileiro, onde tudo se planta e onde tudo se dá, foi exaltado na avenida."  

Por outro lado, o secretário disse que a confusão serviu para unir o setor produtivo e mostrou a força do agro. Inclusive, "mostrar a força do agro" é a maior das intenções do governo neste ano, a partir da continuidade da política de internacionalização de mercados. "Nós conseguimos aumentar em 70% a exportação de carne suína, nos últimos anos", diz.

Segundo Geller, o governo trabalha também para facilitar a vida do produtor, com intervenções comerciais, como é o caso do trigo no Rio Grande do Sul, que possibilitou a renegociação de dívidas de quem sofreu com a seca e excesso de chuva no ano passado e promoveu o aumento do custeio, de R$ 1,2 milhão para R$ 3 milhões por CPF. 

Para 2017, haverá uma atenção especial voltada para a safra de milho. O secretário informou que o Mapa estuda, dentro do orçamento, a possibilidade de fazer contratos de opção, AGF- Aquisição do Governo Federal ou Pepro- Prêmio Equalizador Pago ao Produtor, para garantir o preço mínimo. 

Otimismo

Neri Geller é otimista com o futuro da agricultura brasileira. "O agro cresceu tanto nesses últimos anos, vamos ter uma super safra. E nós do Ministério da Agricultura, queremos ficar assim, conversando, de frente a frente, olhando no olho das pessoas. Todas as demandas do agro podem encaminhar pra nós. Nós vamos tentar resolver e fazer um grande plano-safra" finaliza.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.