CI

Selo vai agregar valor ao queijo do Marajó

O queijo do Marajó deverá em breve ser reconhecido pelo mundo inteiro.


Foto: Marcel Oliveira

O queijo do Marajó, que para nós paraenses já é uma tradição, deverá em breve ser reconhecido pelo mundo inteiro. Isso porque o processo de Indicação Geográfica (IG) do produto caminha para a sua finalização.

O Emanuel Lopes é um produtor da CoopMarajó, uma cooperativa de produtores de leite e derivados da região, e vai ser um dos beneficiados com o selo da Indicação Geográfica do queijo do Marajó. Mesmo com a produção reduzida nesta época de pandemia, ele continua abastecendo municípios do arquipélago marajoara.

Entra video

A Indicação Geográfica é um selo que atribui valor e identidade própria a um produto, evidenciando características como o local de onde vem, o solo e clima onde foi cultivado, o tratamento que foi dado, a cultura envolvida. Tudo isso com a garantia da origem e produção, que conferem ao produto uma qualidade única em relação aos outros semelhantes disponíveis no mercado. E é esse selo que o queijo do Marajó vai ter em breve.

A Associação dos Produtores de Queijo e Leite do Marajó (APQL Marajó) foi a responsável por afazer o pedido de Indicação Geográfica junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial, INPI. Não é um processo simples, exigiu a parceria de diversas instituições, como o Sebrae, a Embrapa Amazônia Oriental, Secretarias de Governo, entre outros.

O selo do queijo do Marajó vai beneficiar não somente os produtores vinculados diretamente à associação, mas também todos aqueles que estão na região delimitada pela IG e que cumpram as exigências técnicas de fabricação do produto.

Para o Emanuel Lopes, o selo de Indicação Geográfica do queijo do Marajó vai trazer mais valor à bubalinocultura, mais reconhecimento aos produtores, mais turismo e mais desenvolvimento à região.

Parceria

O produtor Emanuel Lopes é um dos parceiros da Embrapa Amazônia Oriental por meio do Programa Promebull, cujo objetivo é alavancar a bubalinocultura por meio de tecnologias e boas práticas de produção. O programa abrange as regiões do Marajó, Baixo Amazonas, Nordeste e Sudeste Paraense. O Pará possui a maior população de búfalos do país, com 520 mil cabeças, o que representa quase 40% do rebanho nacional. A maior parte está concentrada na Ilha do Marajó, segundo dados da Pesquisa da Pecuária Municipal/IBGE (2018).

O Promebull é um programa coordenado pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap), Federação da Agricultura do Estado do Pará e Embrapa.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.