Semeadura do trigo está concluída
CI
Imagem: Eliza Maliszewski
CONDIÇÕES FAVORÁVEIS

Semeadura do trigo está concluída

Temperaturas mais elevadas facilitaram o desenvolvimento
Por: -Aline Merladete

O predomínio de tempo firme, temperaturas elevadas e ótima radiação solar durante o período contribuiu para o bom desenvolvimento das lavouras. Os produtores aproveitaram as condições favoráveis do clima para realizar os tratos culturais de adubação nitrogenada em cobertura, controle de pragas e doenças, além do controle de plantas invasoras.

Na região administrativa da Emater/RS-Ascar de Santa Rosa, as primeiras lavouras de trigo semeadas já iniciam a floração. A expectativa inicial é que a produtividade seja de 3.090 quilos por hectare, visto que as lavouras implantadas apresentam boa população de plantas e bom aspecto geral.

Conforme dados divulgados pela Emater, as geadas ocorridas nas semanas anteriores, associadas à aplicação de adubação nitrogenada, tiveram impacto positivo na cultura. O preço do grão se mantém estável na região, e a boa cotação do trigo deve garantir rentabilidade aos produtores.

A fase predominante das lavouras de cevada, nas regiões administrativas de Ijuí, Erechim e Frederico Westphalen, é de desenvolvimento vegetativo. Na de Ijuí, os cultivos estão com desenvolvimento inicial muito bom, bem superior ao registrado no ano anterior. Na região de Erechim, os produtores realizam aplicação de fungicidas. O preço médio é R$ 60,00 a saca de 60 quilos, e toda a cevada está contratada com a indústria cervejeira. Na regional da Emater/RS-Ascar de Frederico Westphalen, 20% dos cultivos mais adiantados já estão em floração, em geral, com bom aspecto e bom estado fitossanitário, indicando produtividade de 3.600 quilos por hectare.

 


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink