Semeia Genética lança catálogos das raças leiteiras ano 2009

Agronegócio

Semeia Genética lança catálogos das raças leiteiras ano 2009

Informações contemplam avaliações de filhas de touros Holandês, Jersey, Pardo Suíço e Ayrshire
Por: -Janice
418 acessos

A Semeia Genética em parceria com a Select Sires acaba de lançar dois catálogos de touros das raças leiteiras ano 2009. Neste ano, a novidade é a inclusão da avaliação genômica dos touros das raças Holandês, Jersey e Pardo Suíço, publicada pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA).

Conforme o responsável técnico pelo setor Leite da Semeia Genética, João Almir Bondan, esta nova ferramenta vai aumentar a confiabilidade da habilidade transmissora predita (PTA) dos touros. Até o último sumário de 2008 os touros jovens apresentavam entre 35 a 40% de confiabilidade para as características de produção, apenas baseado no pedigree. Desde janeiro deste ano, os touros jovens apresentam um acréscimo nos padrões de confiabilidade de suas provas graças às avaliações genômicas. Estas avaliações elevaram a confiabilidade das características de produção para 65 a 70%. A confiabilidade para as características de TIPO cresceu de 30 a 35% para 60 a 65% e das características de Saúde aumentaram de 25 a 30% para 55 a 60%. Portanto, com as avaliações genômicas, houve um incremento na confiabilidade das provas e os touros jovens apresentam o dobro da confiabilidade anterior, quando era utilizada apenas a avaliação genética.

Os catálogos estão disponíveis na Semeia Genética e serão distribuídos aos produtores pelos representantes da empresa no interior do país. Quem tiver interesse, no entanto, pode solicitar o seu através do e-mail atendimento@semeia.com.br. As informações são da assessoria de imprensa da Semeia Genética.


Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink