CI

Semente tolerante à seca vai demorar a chegar


Apesar de a soja de crescimento indeterminado ter ganhado significativo espaço no Brasil e surpreendido os agricultores num ano de estiagem, especialistas lembram que a variedade não tem tolerância à seca. A semente capaz de suportar a falta de água ainda está em fase de pesquisa e só deve ser lançada comercialmente no país em ao menos seis anos.


“Essa pesquisa já tem cinco anos. Agora estamos na fase de testes teóricos. Se o conceito se confirmar, partimos para a fase de desenvolvimento do produto comercial. Isso demora por baixo seis ou sete anos”, estima o presidente da Cooperativa Central de Pesquisa Agrícola (Coodetec), uma das entidades que se dedicam ao desenvolvimento da variedade. Uma das maiores sementeiras do mundo, a Monsanto, também estuda no exterior variedades de soja com resistência a estiagem. Para o Brasil, no entanto, a empresa se dedica ao desenvolvimento de milho tolerante à seca, conforme a assessoria da empresa.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.