Sementes misteriosas da China foram plantadas no Paraná
CI
Imagem: GMC Online
ALERTA

Sementes misteriosas da China foram plantadas no Paraná

Sementes sem origem podem causar danos nas lavouras brasileiras
Por: -Eliza Maliszewski

O assunto ainda é um mistério. Nas últimas semanas moradores do Paraná, Mato Grosso do Sul, Santa Catarina e do Rio Grande do Sul que compraram produtos da China receberam junto ao pedido, pelos Correios, amostras de sementes não identificadas, como uma espécie de brinde. Autoridades alertaram para que elas fossem entregues aos órgãos de agricultura por não serem conhecidas nem se ter conhecimento dos danos que podem causar às lavouras brasileiras, como a disseminação de pragas.

Em Maringá, norte paranaense, uma mulher recebeu os pacotes da mesma forma no ano passado e resolveu plantar as sementes em um balde no seu quintal. A planta está crescendo e se reproduzindo e já solta novas sementes.

A Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar) recolheu uma amostra da planta e enviou ao Ministério da Agricultura para que seja analisada para identificar as espécies e eventuais patógenos presentes no material. Segundo o órgão o Mapa está criando um protocolo para o recolhimento de plantas que nasceram a partir destas sementes que estão sendo enviadas.

A dona de casa disse ao site GMC que as sementes vieram em nome do marido que era agricultor e gente pensou que fosse algo normal. “Achamos até que fossem suculentas porque estava no auge as sementes de suculentas. Mas aí essa planta cresceu, não solta flor e é bem estranha. A gente fica pensativa”, disse. Ela resolveu avisar a Adapar depois de ver o assunto em reportagens.
 


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink