CI

Seminário debate as possibilidades do agronegócio no Estado do Rio de Janeiro

Como modernizar e incrementar o agronegócio no Rio?


Como modernizar e incrementar o agronegócio no Rio? Esta é a proposta do seminário “Possibilidades do agronegócio no Estado do Rio de Janeiro”, que será realizado no dia 20 de fevereiro, a partir das 14h, no auditório da Sociedade Nacional de Agricultura (SNA). Além de diversos representantes do setor, o evento contará com a presença do novo secretário estadual de Agricultura, Eduardo Lopes.

No primeiro painel do  seminário, o ex-secretário de Agricultura do Estado do Rio e diretor da SNA, Alberto Figueiredo, irá abordar alguns aspectos que poderão beneficiar, de forma estrutural, a Secretaria de Agricultura.

Figueiredo, que é engenheiro agrônomo e produtor rural no município de Resende (RJ), cita como desafios do setor “o aumento da produtividade das pastagens e do rebanho, a liberação de áreas para outras culturas e criações e a ampliação da participação da produção interna no consumo do estado”.

No segundo painel, a coordenadora do Centro de Inteligência em Orgânicos (CI Orgânicos) da SNA, Sylvia Wachsner, irá debater o futuro do agronegócio no Rio de Janeiro.

A partir da expressão  “tamanho não é documento”, Fábio Ramos, diretor da Agrosuisse, falará, no terceiro painel, sobre o paradigma de que a escala de produção define o resultado econômico e financeiro dos empreendimentos rurais. Segundo ele, “a rentabilidade é o que importa. Não interessa aumentar escalas sem eficiência na gestão, na tecnologia e na atuação comercial”.

Em seguida, Carlos Alberto Magioli, auditor fiscal agropecuário, irá debater a segurança dos alimentos no Rio de Janeiro, chamando a atenção para as mudanças nos hábitos alimentares e para a necessidade de conciliar o desenvolvimento econômico com a proteção à saúde do consumidor, respeitando suas peculiaridades.

No quinto painel, Paulo Martins, da Embrapa Gado de Leite, falará sobre questões relacionadas à pesquisa e ao ensino no setor. Por fim, o médico veterinário Ricardo Mansur irá abordar aspectos estruturais e operacionais da assistência técnica e extensão rural no Estado do Rio.

O seminário “Possibilidades do Agronegócio no Estado do Rio de Janeiro” conta com a realização da Sociedade Nacional de Agricultura (SNA), em parceria com o Conselho Regional de Medicina Veterinária do Rio de Janeiro (CRMV-RJ) e a Academia Brasileira de Medicina Veterinária (Abramvet), sob a coordenação de Luiz Octavio Pires Leal, editor do site Animal Business Brasil.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.