CI

Setor químico quer financiamento para insumos

Setor elogiou atitudes tomadas pelo governo, como financiamentos de folhas de pagamentos


Foto: inpEV

O setor químico elogiou criação de linhas de crédito para pagamento de salários de pequenas e médias empresas, que o governo aprovou nos últimos dias, mas destacou a necessidade de soluções para o financiamento de insumos. A nota foi publicada pela Associação Brasileira da Indústria Química (Abiquim), no final da semana passada. 

Isso porque, o governo federal, Banco Central, Caixa Econômica e BNDES, anunciaram uma política de facilitação do crédito para a folha de pagamento de pequenas e médias empresas durante o surto do novo coronavírus. Essas medidas, segundo o governo, além de auxiliar essas empresas a manterem seu quadro de colaboradores a medida contribuirá para a manutenção da economia nacional. 

Contudo, o setor químico ainda lembra que esse fato não será suficiente para que toda a cadeia fique imune da crise. De acordo com o presidente-executivo da Abiquim, Ciro Marino, o custo das linhas de financiamento pode ser muito mais prejudicial para as famílias do que alguns outros lembrados atualmente pelas entidades. 

“No entanto, para que toda a cadeia produtiva de bens não seja afetada, com o risco de fechamento de empresas e perda de empregos, é preciso incluir nas medidas de crédito o pagamento de fornecedores de serviços e insumos. O custo de linhas de financiamento às empresas e às famílias é muito menor do que o custo da quebra e da destruição das relações econômicas e sociais”, avalia o presidente-executivo da Abiquim, Ciro Marino.  

A Abiquim é uma entidade sem fins lucrativos fundada em 16 de junho de 1964, que congrega indústrias químicas de grande, médio e pequeno portes, bem como prestadores de serviços ao setor químico nas áreas de logística, transporte, gerenciamento de resíduos e atendimento a emergências. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.