CI

SIC 2021: veja os campeões do ATeG Café+Forte em MG

A região da Mantiqueira de Minas foi a grande campeã do 5º Cupping de Cafés Especiais do ATeG Café+Forte


Foto: Pixabay

A região da Mantiqueira de Minas foi a grande campeã do 5º Cupping de Cafés Especiais do Programa de Assistência Técnica e Gerencial – ATeG Café+Forte, do Sistema FAEMG/SENAR/INAES. Dos três campeões gerais da solenidade, promovida na tarde desta sexta-feira (12), dois são da região. O terceiro é produtor de café conilon das Matas de Minas – participando pela primeira vez do concurso de qualidade, os grãos foram a grande surpresa do ano.

Ronaldo Antônio Maciel, campeão geral do concurso, produz a variedade Catuaí Vermelho 144 em Baependi e alcançou 88,07 pontos. O técnico que o assiste é Leandro de Freitas Santos. Além do troféu, Ronaldo foi premiado com um passeio por uma rota turística preparada especialmente por ex-participantes do Programa Agente de Turismo Rural.

Em um ano especialmente desafiador para a cafeicultura, que sofreu com geadas e altas nos preços de insumos, assistência técnica e gestão dos negócios foram de imensa importância para os produtores rurais.

ROBERTO SIMÕES – presidente do Sistema FAEMG/SENAR/INAES/SINDICATOS

“Essa premiação coroa o trabalho e os resultados alcançados pelos nossos cafeicultores, e coroa também o nosso trabalho de atendimento aos produtores, pelo Programa Assistência Técnica e Gerencial – ATeG. Os resultados mostram que estamos no caminho certo. Mostram produtividade, qualidade, sustentabilidade, agregação de valor, melhoria de renda e de vida para as famílias. Que tenhamos neste concurso não um fator de competição, mas de oportunidade de conhecermos melhor o nosso produto e termos assim condição de trabalhar cada vez mais assertivamente para melhorar sempre, incansavelmente

MARCOS REIS - especialista em cafés especiais e gerente Regional do Sistema FAEMG em Viçosa

“O trabalho de análise das amostras recebidas foi realizado por uma equipe de Q-Graders muito qualificada. Os canéforas – ou conilons - estrearam este ano e surpreenderam pela altíssima qualidade. Mais do que a competição, esta avaliação é muito importante para que os produtores tenham um mapeamento da qualidade do seu produto. E, ao longo das cinco edições, conseguimos mapear pelos laudos técnicos a incrível evolução dos produtores”.

ANDRÉIA BARBOSA ALVES – Diretora de Assistência Técnica e Gerencial do Sistema CNA

Temos muito orgulho do trabalho do ATeG, porque sabemos que estamos fazendo a diferença na vida dos produtores rurais. Atendemos 4 mil cafeicultores pelo ATeG no país, 2,5 mil em Minas Gerais. São muitas as oportunidades para esses produtores de cafés especiais, com abertura de mercados externos e o suporte dos escritórios internacionais do Sistema CNA na Ásia, para que nossos produtores possam de fato acessar novos mercados.

A cerimônia foi acompanhada por mais de 200 cafeicultores, que vieram em caravanas das regiões atendidas pelo Programa ATeG Café+Forte especialmente para a SIC. Conheça a lista completa dos ganhadores de 2021 (baixe aqui o e-book com os campeões deste ano!)

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.