CI

Simpósio vai discutir avanços no controle biológico de pragas

O Siconbiol vai reunir setores público e privado para debater inovações tecnológicas no manejo de pragas


A Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia vai promover, no período de 30 de junho a 04 de julho, no Centro de Convenções Ulisses Guimarães, em Brasília (DF), o X Simpósio de Controle Biológico (Siconbiol), com o objetivo de apresentar e discutir as inovações científicas e tecnológicas na área de controle biológico de pragas para as áreas de agropecuária e saúde pública.

Este ano, o simpósio terá como tema: “Inovar para preservar a vida”, e será um espaço para a discussão de trabalhos técnico-científicos relevantes para o controle biológico, principalmente daqueles relacionados à gestão ambiental e sustentabilidade dos processos produtivos.

Segundo a presidente do X Siconbiol, a pesquisadora Rose Monnerat, o evento pretende promover a participação integrada entre instituições de pesquisa públicas e a iniciativa privada, visando compatibilizar a produção agropecuária e as ações em saúde pública com a promoção e a preservação do equilíbrio ambiental.

Um dos exemplos de êxito da integração entre empresas públicas e privadas é o da parceria entre a Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia e a empresa Biocontrole para produção de feromônios eficazes no controle do percevejo marrom da soja. Essa união deve resultar no primeiro produto biológico à base de feromônios no Brasil ainda este ano.

Os feromônios são os mais importantes elementos da comunicação entre os insetos. São substâncias químicas de cheiro peculiar, presentes em cada espécie. Na natureza, os feromônios são responsáveis pela atração de indivíduos da mesma espécie para acasalamento, demarcação de território e outros tipos de comportamento. Os cientistas reproduzem, em laboratório, as condições observadas na natureza para monitorar o comportamento dos insetos-praga e interromper a sua reprodução.

Essas e outras novidades serão apresentadas durante o simpósio, as áreas temáticas para apresentação de trabalhos incluem: microrganismos entomopatogênicos; microrganismos patogênicos a plantas daninhas, antagonistas e endofíticos; parasitóides e predadores; e semioquímicos. As informações são da assessoria de imprensa do evento.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.