CI

Sistema aumenta a vida útil da carne de porco

"Sabemos que hoje em dia teremos que consumir produtos de origem animal"


Pesquisadores da Universidade Nacional do México (UNAM)desenvolveram um recipiente nanoativo com óleo de alecrim que prolonga o prazo de validade da carne de porco e protege contra a contaminação bacteriana. Eles enfatizam que a carne de porco é uma importante fonte de proteínas, vitaminas, aminoácidos e minerais.  

A Dr. Maria de la Luz Zambrano, cientista da universidade, observou que, apesar das tendências de alimentos que apontam para o veganismo, sua pesquisa veio de analisar os testes que determinam as quantidades de CO2 geradas por espécies de carne e sua contribuição para o aquecimento global. "Sabemos que hoje em dia teremos que consumir produtos de origem animal que causem menos danos ao meio ambiente e um desses produtos é a carne de porco", comenta. 

Neste caso, o óleo de alecrim foi escolhido por suas propriedades antioxidantes, que inibem o crescimento de agentes tóxicos, limitam a perda de gordura e prolongam o período de armazenamento do produto. Além disso, o também responsável Laboratório de Tecnologias Emergentes para Conservação de Alimentos, fornece ao produto características sensoriais positivas (aroma e sabor) que são atrativas para o consumidor. 

A embalagem apresentou uma eficácia de 97%, pois impediu significativamente a concentração de microrganismos. Além disso, protege a carne, não permite a contaminação e preserva o produto em suas condições. Uma das virtudes do sistema nano-ativo é sua capacidade de disseminar a substância ativa na superfície onde é colocada em contato, uma liberação que tem a característica de ser controlada. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.