Sistema aumenta a vida útil da carne de porco

TECNOLOGIA

Sistema aumenta a vida útil da carne de porco

"Sabemos que hoje em dia teremos que consumir produtos de origem animal"
Por: -Leonardo Gottems
121 acessos

Pesquisadores da Universidade Nacional do México (UNAM)desenvolveram um recipiente nanoativo com óleo de alecrim que prolonga o prazo de validade da carne de porco e protege contra a contaminação bacteriana. Eles enfatizam que a carne de porco é uma importante fonte de proteínas, vitaminas, aminoácidos e minerais.  

A Dr. Maria de la Luz Zambrano, cientista da universidade, observou que, apesar das tendências de alimentos que apontam para o veganismo, sua pesquisa veio de analisar os testes que determinam as quantidades de CO2 geradas por espécies de carne e sua contribuição para o aquecimento global. "Sabemos que hoje em dia teremos que consumir produtos de origem animal que causem menos danos ao meio ambiente e um desses produtos é a carne de porco", comenta. 

Neste caso, o óleo de alecrim foi escolhido por suas propriedades antioxidantes, que inibem o crescimento de agentes tóxicos, limitam a perda de gordura e prolongam o período de armazenamento do produto. Além disso, o também responsável Laboratório de Tecnologias Emergentes para Conservação de Alimentos, fornece ao produto características sensoriais positivas (aroma e sabor) que são atrativas para o consumidor. 

A embalagem apresentou uma eficácia de 97%, pois impediu significativamente a concentração de microrganismos. Além disso, protege a carne, não permite a contaminação e preserva o produto em suas condições. Uma das virtudes do sistema nano-ativo é sua capacidade de disseminar a substância ativa na superfície onde é colocada em contato, uma liberação que tem a característica de ser controlada. 


Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink