CI

Sistema da planta detecta bactéria por ácidos graxos

"O sistema imunológico das plantas é mais sofisticado do que pensávamos"


Pesquisadores da Universidade Técnica de Munique (TUM), na Alemanha, descobriram que o sistema imunológico das plantas detecta bactérias através de pequenas moléculas de ácidos graxos. Em termos mais técnicos, eles afirmaram que receptores em células de plantas identificam bactérias através de blocos moleculares simples. 

Até agora, os cientistas pensaram que as células vegetais, semelhantes às dos seres humanos e animais, reconhecem as bactérias através de complexos compostos moleculares, por exemplo, a parede celular bacteriana. Em particular, suspeitou-se que certas moléculas compostas de uma parte semelhante à gordura e moléculas de açúcar, lipopolissacarídeos ou LPS, logo desencadearam uma resposta imune. 

"O sistema imunológico das plantas é mais sofisticado do que pensávamos. A surpresa veio quando queríamos estudar essa proteína receptora mais de perto", relembra Stefanie Ranf, do Departamento de Fitopatologia da TU em Munique. "Nosso objetivo foi descobrir como os lipooligossacarídeos (LORE) distinguem diferentes moléculas de LPS. Para isso, precisamos de LPS de alta pureza ", completa. 

Os pesquisadores descobriram que apenas amostras de LPS com certos constituintes de ácidos graxos curtos ativaram a defesa das plantas. Surpreendentemente, eles encontraram em todas essas amostras ativas de LPS também moléculas de ácidos graxos livres aderentes extremamente fortes. Somente após meses de experimentação, a equipe conseguiu separar esses ácidos graxos livres do LPS. 

"Quando finalmente conseguimos produzir LPS altamente purificado, ficou claro que a célula da planta não estava respondendo! Portanto, ficou claro que a resposta imune não é causada pelo LPS, mas por esses ácidos graxos curtos ", disse Ranf. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.