CI

Sistema usa plantas para atrair lagartas longe do milho

Duas plantas são usadas para isso


Por meio do projeto de Semente e Fertilizante do Nepal (NSAF), o Centro Internacional de Melhoramento de Milho e Trigo (CIMMYT) está trabalhando com o governo do Nepal e outros parceiros para enfrentar uma iminente que consiste em salvar as plantas dos males que são anualmente afetados por pragas e doenças e causam diversos danos . Eles estão usando o capim Napier (Pennisetum purpureum) e a leguminosa desmodium silverleaf (Desmodium uncinatum), para atrair a lagarta para longe do milho.  

As plantas de desmodium são consorciadas com as fileiras de milho e a grama Napier circunda a safra de milho. O desmodium produz substâncias químicas voláteis que repelem as mariposas da lagarta-do-cartucho, enquanto a grama Napier produz substâncias químicas que atraem as mariposas fêmeas. O sistema push-pull resultante retira a praga do campo de milho.  

Um benefício adicional é que o desmodium melhora a fertilidade do nitrogênio através da fixação biológica de nitrogênio, o que pode reduzir a entrada de nitrogênio a longo prazo. Desmodium também fornece cobertura do solo para o milho, controlando a erosão do solo e oferecendo proteção contra condições extremas de calor. Tanto o desmodium como o capim Napier são excelentes culturas forrageiras para o gado.  

Por todas essas razões, a tecnologia push-pull é altamente benéfica para os pequenos agricultores que dependem de insumos disponíveis localmente para sua agricultura de subsistência. Também pode ter um efeito espiral positivo no ambiente, dizem os pesquisadores, que trabalham em conjunto com cientistas do mundo todo para conseguir tornar essa ideia popular. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.