CI

Situação irregular nas lavouras de laranja em São Paulo

Fiscais encontraram apanhadores de laranja em São Paulo sem registro em carteira e sem equipamento de segurança


Fiscais do Ministério do Trabalho encontraram apanhadores de laranja em situação irregular no município de Mendonça, em São Paulo. Eles não tinham registro em carteira e estavam sem equipamento de segurança.

Os apanhadores de laranja recebem as escadas para o trabalho, mas é só. “Eu comprei a luva e a botina”, contou o trabalhador.

Óculos para proteger contra galhos e espinhos também não são fornecidos. A trabalhadora Antonia Aparecida dos Santos sobe no pé de laranja. Ela não usa qualquer equipamento de produção. Uma camiseta vai enrolada na cabeça. Nos pés meias e chinelos.

A fiscalização constatou que todos os apanhadores na propriedade no município de Mendonça estão na mesma situação e correm risco.

Na tentativa de baratear ainda mais a colheita os trabalhadores são levados de municípios distantes. E não há registro em carteira. “É para trabalhar durante a safra. Não tem previsão”, contou o trabalhador.

O trabalhador rural Francisco Gonçalves dos Reis não sabe se quer quanto vai ganhar. “Falaram que seria R$ 0,60 a caixa. Mas eu não tenho certeza”, admitiu.

No ônibus, o encarregado de uma turma de trabalhadores mostrou ao auditor fiscal Welington Kaimoti as carteiras de trabalho que, segundo ele, serão assinadas. “O empregador tem 48 horas para registrar na carteira o empregado. Pelo que a gente entrevistou, o pessoal está trabalhando há mais de 48 horas. Então, a situação é irregular”, avisou o auditor.

Com a safra a procura por apanhadores de laranja aumenta muito e as irregularidades a cada dia são mais comuns. “Nós precisamos sempre estar contando com o apoio do Ministério do Trabalho para fazer a fiscalização e tentando regularizar a situação dos trabalhadores", disse Rosimeire Cameron,
Presidente do Sindicato dos Empregados Rurais de Potirendaba.

O dono da Empreiteira São João Menino, Arnaldo Santana, disse que as equipes começaram a trabalhar recentemente na colheita da laranja e, por isso, ainda não "deu tempo" de acertar a situação dos apanhadores. O Ministério do Trabalho deu prazo até amanhã para que tudo seja regularizado.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.