CI

Software gratuito facilita edição genética

“O melhoramento genético se baseia, entre outras técnicas, na avaliação e seleção de plantas"


Foto: Pixabay

O EnvRtype, um software gratuito desenvolvido em pesquisa da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da Universidade de São Paulo (USP) está buscando facilitar o melhoramento genético de plantas. Dividido em três módulos, o programa de computador se conecta a bases de dados sobre clima e solo e, a partir dessas informações, consegue simular a adaptação das plantas às condições de cultivo.

“O melhoramento genético se baseia, entre outras técnicas, na avaliação e seleção de plantas que são mais adaptadas a determinadas condições ambientais”, afirmou ao Jornal da USP o pesquisador Germano Costa Neto, que desenvolveu o software. “Para que isso se realize, é necessária a instalação de experimentos de campo, que demandam tempo, dinheiro e esforços, além de estarem sujeitos a erros inesperados, como, por exemplo, problemas com máquinas no campo e alagamentos”, completou.

Ele disse que, nos últimos 15 anos, estratégias baseadas em modelos estatísticos e abordagens computacionais vêm empregando informações como marcadores genéticos para fazer previsão de cultivos sem usar experimentos de campo. “Essa abordagem, conhecida como predição genômica, tem tido muito sucesso para seleção de plantas em alguns ambientes, mas é limitada para prever condições ambientais desconhecidas”, aponta. “Isso é preocupante, porque em um cenário de mudanças climáticas, a compreensão do ambiente é imprescindível para a eficiência da previsão e, consequentemente, do sucesso do melhoramento genético de plantas”, concluiu o pesquisador responsável pelo estudo.
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.