CI

Soja: esmagamento da Argentina pode cair para 56% 

“Nos últimos 10 anos, a produção de soja na Argentina teve uma queda de 6 milhões de toneladas"


Foto: Leonardo Gottems

A taxa de utilização da indústria de esmagamento da Argentina pode cair para 56% no final do ciclo de produção 2021/22, ante 62% na temporada 2020/21, segundo a TF Agroeconômica. Essa é uma das taxas mais baixas em mais de uma década, segundo um novo estudo da Câmara Local de Esmagamento e Exportação de Oleaginosas -Ciara-CEC. 

“Se finalmente alcançada, essa taxa de utilização seria a segunda menor da última década, ficando apenas acima dos 53% registrados em 2011/12. O relatório também observou o declínio gradual da capacidade da Argentina na última década e a ascensão do vizinho Brasil”, disse a TF. “Nos últimos 10 anos, a produção de soja na Argentina teve uma queda de 6 milhões de toneladas, 9%, de 50 para 44 milhões de toneladas”, completou a câmara no relatório. 

No mesmo período, o Brasil foi o país com o maior aumento em sua produção, de 69 milhões de toneladas, ou 91%, passando de 75 para 144 milhões de toneladas, enquanto a produção de soja nos Estados Unidos teve um aumento de 28 milhões de toneladas, equivalente a 31%, passando de 91 para 119 milhões. “A  Argentina  perdeu  oportunidades  de  mercado,  que  foram  aproveitadas  pelos  Estados  Unidos  e  Brasil,  que conseguiram atender ao aumento da demanda e do comércio mundial da soja e seus derivados”, concluiu Ciara. 

Falando em Brasil, as notícias  de  redução  de  atividade  industrial  na  China  soaram  como  navalha  aos  esmagadores  brasileiros,  que reduziram preços em negócios de volume esta semana. “Especula-se que, a partir da redução, tradings que possuem filiais  de  esmagamento  no  Brasil  e  na  China,  tais  como  Dreyfus,  Cofco,  Cargill  e  outras,  tenham  sido  cobradas  a esmagar mais, seja pela demanda latente no país, seja pela participação global nos negócios, onde se espera que bons resultados por aqui compensem perdas de esmagamento por lá”, conclui. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.