CI

SOJA: queda segue em Chicago

"A entrada da oferta recorde do Brasil no circuito comercial continuou exercendo influência baixista no mercado"


Foto: Nadia Borges

Na Bolsa de Chicago, a soja fechou em queda puxada pelos Fundos, FED e safra brasileira, de acordo com informações divulgadas pela TF Agroeconômica. “O contrato de soja para maio23 fechou em baixa de -1,28% ou $ -19,00 cents/bushel a $ 1467,00. A cotação de novembro23, a principal data negociada nos EUA, fechou em baixa de -0,99%, ou $ -13,00 cents/bushel a $ 1296,00”, comenta.

“A cotação de maio24 fechou em baixa de -1,09% ou $ -14,25 cents/bushel a $ 1296,75. O contrato de farelo de soja para maio fechou em baixa de -0,45% ou $ -2,1 ton curta $ 460,7 e o contrato de óleo de soja para maio fechou, em baixa de -3,02% ou $ -1,75/libra-peso a $ 56,24”, completa a consultoria.

A soja e seus derivados fecharam em baixa, visto que os fundos de investimento voltaram a liquidar os contratos da oleaginosa antes da decisão que o Federal Reserve dos Estados Unidos, que será comunicada nessa quarta-feira, sobre aumentar ou não os juros no país. “Pelo lado dos fatores agrícolas, a entrada da oferta recorde do Brasil no circuito comercial continuou exercendo influência baixista no mercado. Esse dois fatores foram suplantaram as novas vendas americanas para a China e a perspectiva de quebra da safra argentina”, indica.

“A peste suína que atingiu a China há alguns meses e obrigou ao sacrifício de grande parte do seu rebanho reduziu a demanda por farelo de soja e causou problemas nas margens de esmagamento desta oleaginosa no país. Isto levou à redução da demanda junto aos EUA e, agora, com a entrada da janela brasileira, o mercado se volta para o Brasil, reduzindo a demanda norteamericana e as cotações em Chicago. Por outro lado, deveriam subir os prêmios no Brasil, mas o fluxo de soja brasileira para a China neste ano tem ficado abaixo da média da última década. Esta é a situação atual”, conclui.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.