CI

Soja dispara nos EUA com piora do clima

Bom volume de vendas de soja e milho americano para a China nesta semana


Foto: FecoAgro RS/Divulgação

As cotações da soja e do milho voltaram a subir significativamente hoje na Bolsa de Chicago (CBOT), com a soja mais uma vez liderando o movimento positivo. “Como temos afirmado nos últimos dias, as lavouras americanas de milho nos EUA já estão mais adiantadas, enquanto a soja segue bastante suscetível ao clima nos próximos dias”, aponta a Consultoria ARC Mercosul. 

“E foi do clima a principal notícia positiva aos preços hoje, com atualizações das previsões trazendo uma retração nas chuvas esperadas em Iowa e Illinois nos próximos 10 dias, o que acendeu novamente a ponta compradora em Chicago. Soma-se a isso a confirmação de bom volume de vendas de soja e milho americano para a China nesta semana, o que reforçou o suporte de alta”, apontam os analistas. 

Com Chicago em alta, diz a ARC Mercosul, os preços da soja voltaram a subir no mercado brasileiro, mesmo diante das leves quedas do dólar hoje: “A indústria nacional segue pagando bem acima da paridade de exportação para a pouca soja 2020 que resta, e para as próximas safras o nível de vendas antecipadas é recorde”, afirma a Consultoria. 

CLIMA

Ainda de acordo com a ARC, a atualização do Monitor de Seca do USDA apontou uma piora no quadro de déficit hídrico no Cinturão Agrícola: “O oeste de Iowa continua apresentando a pior situação, com localidades já em condições de seca extrema. Em toda porção norte dos estados de Illinois, Indiana e Ohio e no sul de Michigan, estados do leste do Cinturão, a situação também se agravou, com diversas lavouras passando do estágio de seca leve para moderada”. 

“O que piora o quadro atual foi a redução das chuvas previstas para estas regiões nos próximos 10 dias, mudanças estas apontadas hoje pelas atualizações dos principais modelos climáticos. A corrente de umidade empurrada pelo Furação Laura deve ficar concentrada ao sul do Cinturão, não chegando portanto nas principais regiões produtoras do país”, concluem os analistas.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.