CI

Soja Plus: 6% da área MT dentro do programa

O programa nasceu em 2011 com a realização de cursos e oficinas orientativas aos produtores


O Programa de Gestão Socioambiental da Propriedade Rural Brasileira (Soja Plus) apresenta nesta quarta-feira (27), durante o III Seminário Desafios e Oportunidades da Sojicultura Brasileira, os resultados conquistados em 2012 juntos aos produtores na adequação de propriedades rurais. O seminário ocorrerá no auditório do Senar/MT, em Cuiabá, às 14h. O primeiro painel será apresentado pelo diretor executivo da Associação dos Produtores de Soja e Milho do Estado (Aprosoja/MT), Marcelo Duarte, e mostrará também o planejamento do programa para este ano.


O programa nasceu em 2011 com a realização de cursos e oficinas orientativas aos produtores e desde abril do ano passado iniciou o trabalho a campo. Atualmente conta com 350 associados e 250 propriedades cadastradas, que representam 6% da área de soja de Mato Grosso, maior produtor nacional da oleaginosa. O atual modelo proporciona uma orientação mais intensiva, praticamente uma extensão rural. “Os nossos supervisores passam o dia na fazenda orientando, tirando dúvidas dos produtores sobre como fazer as construções rurais, por exemplo, além de distribuir as ferramentas desenvolvidas pelo programa para auxiliar na adequação da propriedade”, explicou o gerente de Planejamento da Aprosoja/MT, Cid Sanches.

Sanches informou que a maior dificuldade encontrada junto aos produtores durante esse quase um ano de trabalho a campo foi na Consolidação da Lei do Trabalho (CLT), especificamente na jornada de trabalho dos funcionários das propriedades. “É importante que o produtor cobre que os funcionários cumpram a carga horária estabelecida por lei, respeitando os horários de intervalos e refeições”, disse. Ele ressaltou que a melhor solução para cada propriedade quanto à jornada de trabalho dos funcionários deve ser discutida junto aos seus respectivos contadores.

O Soja Plus é um programa de melhoria contínua, não é certificação e nem tem custo para o produtor. Tem como meta se tornar o maior programa de gestão de propriedade rural do país, preparando o produtor para atender as demandas de forma mais sustentável do ponto de vista econômico, social e ambiental.


O EVENTO - No segundo painel será feita uma apresentação da sojicultura brasileira relacionando-a com a sustentabilidade. Essa apresentação mostrará que o Brasil é o maior produtor mundial de grãos e o que mais preserva. O atual Código Florestal também será abordado. A palestra será feita pelo produtor rural Ricardo Arioli Silva. O terceiro painel será aberto para casos de empresas que vêm desenvolvendo projetos em sustentabilidade, como o Instituto Ação Verde, Instituto Algodão Social (IAS) e Basf.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.