Soja segue subindo no porto: E AS VENDAS?
Foram vistas evoluções de preços no interior do Paraná, enquanto porto se estabiliza

Os preços da soja continuam subindo nos portos do Rio Grande do Sul e cerca de 50.000 toneladas foram negociadas no encerramento da semana passada, segundo a TF Agroeconômica. “Com a demanda chinesa voltando a se interessar pelo Brasil com maior intensidade, mercado exportador passou a ditar as regras do jogo, no entanto, sua execução terá início apenas em julho, fazendo com que o mercado passe a ter mais ênfase em soja futura. Ademais, preços consideravelmente melhores foram vistos por todo o Estado, algo que rendeu 50.000 toneladas em negócios, esta semana somente, trouxe cerca de 320.000 toneladas foram negociadas”, comenta.
Santa Catarina tem Preços estáveis, mas mais de 100 mil toneladas negociadas na semana. “Mercado catarinense se estabiliza após valorização considerável, aspecto que se deve primariamente as relações de dólar, Chicago e prêmios, mas não para as vendas totalmente, estima-se que mais de 100.000 toneladas tenham sido negociadas esta semana. São Francisco do Sul terminou novamente a R$ 202,50, preços futuros foram a R$ 203,50 para pagamento em 30/08”, completa.
Foram vistas evoluções de preços no interior do Paraná, enquanto porto se estabiliza. “Com esta última evolução de preços, finalmente volumes foram negociados no Paraná. Os volumes vendidos que se sabe saíram de Ponta Grossa, mas sem um reporte preciso. As marcas seguem como ontem: quem tem volumes para vender a esses níveis vai vendendo, mas ainda existe uma boa quantidade de vendedores segurando, no aguardo das máximas deste período. Ainda se espera que a soja passe por mais uma valorização e, portanto, alguns aguardam pacientes. Além disso, dólar subiu de forma tão expressiva que pode suplantar as perdas de Chicago, mostrando empolgação com o financeiro”, conclui.