Soja sobe forte nos EUA com rumores de volta da China
Nesta última semana foram vendidas um milhão de toneladas da soja norte-americana

O preço da soja na Bolsa de Cereais de Chicago (CBOT) registrou na quinta-feira (30.04) alta de 17,75 pontos no contrato de Julho/20, fechando em US$ 8,5525 por bushel. Os demais vencimentos em destaque da commodity na CBOT fecharam a sessão com valorizações entre 15,25 e 18,50 pontos.
Os principais contratos futuros registraram uma sessão de fortes ganhos no mercado norte-americano da oleaginosa, com expectativa de reaquecimento da demanda. “Rumores de que a China tinha interesse de compra, juntamente com fortes vendas de exportação, apoiaram a alta desta quinta-feira forte o suficiente para recuperar mais de duas semanas de queda de preços”, aponta a T&F Consultoria Agroeconômica.
As vendas de soja na semana encerrada em 30 de abril foram de 1.078 milhões de toneladas (MT), aumento semanal de expressivos 213%. O desempenho foi 332% acima das vendas do ano passado. “A China comprou 57,32% do total da safra da semana. Os embarques anuais de soja para a China totalizam 12,36 MT, o que é 118% maior em relação ao mesmo ponto do último ano. O país é responsável por 37% do total de embarques de soja desde 1º de setembro”, explicam os analistas da T&F.
De acordo com a ARC Mercosul, o mercado agrícola em Chicago ontem trouxe ganhos significantes para a soja e milho, com a volta da demanda temporária por grãos estadunidenses. “Nesta última semana foram vendidas um milhão de toneladas da soja norte-americana, sendo quatro vezes superior ao volume observado neste mesmo período de 2019”, concluem os analistas.