Startup brasileira comercializa grilo e derivados para alimentação
Embora os insetos já fazem parte da alimentação de mais de dois bilhões de pessoas, o “alimento” pode soar meio estranho por aqui
Foto: Divulgação
Texto: Correspondente Iara Siqueira
Garçom, quero um grilo mal passado, ou ao ponto, por favor! Você já se imaginou fazendo esse pedido? Embora os insetos já fazem parte da alimentação de mais de dois bilhões de pessoas, o “alimento” pode soar meio estranho por aqui. De acordo com a Organização Mundial da Saúde para a Agricultura e Alimentação (FAO) o inseto mais consumido é o besouro.
Porém iguaria, feita a base de grilos, poderá estar em breve nas gôndolas do supermercado, se depender da startup brasileira Hakkuna. Os principais produtos fabricados são: snacks, farinha proteica e barrinhas naturais, o próprio grilo desidratado, tudo feito com o ingrediente principal: o grilo é claro. A startup pretende colocar a farinha de grilo no mercado, para que ela seja usada em várias receitas. O objetivo é diversificar o mercado de alimentação no Brasil.
Os insetos são ricos em nutrientes, a alimentação alternativa já é realidade no Norte e Nordeste do país, já que o consumo de formiga tanajura é servida em forma de farofa ou frita. Os sócios Luiz Filipe Carvalho e Murilo Gustinelli, pretendem expandir a gama de produtos para todos os públicos. Consumir grilo, de acordo com estudo publicado no periódico Scientific Reports, alguns dos benefícios de incluir o inseto na alimentação, estão a diminuição das inflamações no corpo e surgimento de bactérias benéficas ao intestino. E você vai encarar?