Suco de laranja ganha destaque por benefícios à saúde intestinal, aponta estudo da USP
Suco de laranja é a bebida popular mais consumida no país
Foto: Fundecitrus
Presença constante na mesa dos brasileiros, o suco de laranja é a bebida popular mais consumida no país. Além de sua relevância econômica, impulsionando o setor citrícola e gerando emprego e renda, a bebida também se destaca pelo elevado valor nutricional, sendo fonte de vitaminas, nutrientes e compostos bioativos importantes para a saúde, inclusive para a saúde intestinal.
Um estudo conduzido por pesquisadores do Centro de Pesquisas em Alimentos (Food Research Center – Forc), da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo (USP), em parceria com o Fundecitrus, analisou os efeitos do consumo de suco de laranja na microbiota intestinal.
A pesquisa avaliou o impacto do consumo de suco de laranja das variedades Pera e Moro em indivíduos com obesidade e resistência à insulina. Os resultados indicaram mudanças positivas no perfil da microbiota intestinal dos participantes, evidenciando um efeito benéfico na composição das bactérias do intestino. “A obesidade está associada a diversos fatores, entre eles o desequilíbrio da microbiota intestinal, que favorece a inflamação sistêmica e disfunções metabólicas. A alimentação exerce papel fundamental na modulação da microbiota, sendo dietas ricas em alimentos frescos, como frutas, legumes e verduras, benéficas à saúde intestinal”, explica a pesquisadora do Forc Aline Alves de Santana.
Além disso, os pesquisadores observaram alterações favoráveis nos processos de digestão e metabolização dos compostos bioativos presentes na fruta. Esses compostos estão associados à redução de processos inflamatórios no organismo, o que pode contribuir para a melhoria do quadro metabólico e da saúde geral das pessoas.
Os detalhes completos do estudo estão disponíveis na edição nº 61 da Revista Citricultor: clique aqui.