CI

Suíno vivo: Análise de mercado

O atual momento registrado pelas exportações de carne suína do Brasil preocupa o Sindicato da Indústria de Produtos Suínos do Rio Grande do Sul (SIPS)


O atual momento registrado pelas exportações de carne suína do Brasil preocupa o Sindicato da Indústria de Produtos Suínos do Rio Grande do Sul (SIPS). Na avaliação do diretor executivo Rogério Kerber, o critério apresentado para a avaliação dos embarques de janeiro a maio pode ter indicado crescimento de 9,87%, mas mostra-se desencontrado levando em conta uma análise mais recente.

– Em maio desse ano tivemos um recuo de 12,42% nas exportações frente ao mesmo mês do ano passado. Os volumes de maio também foram inferiores aos de abril. Resta-nos aguardar os números de junho, que também podem ser menores – analisa.

Kerber relembra também que o crescimento nos embarques de carne suína de janeiro, com um incremento de 30,43% frente ao verificado no mesmo mês de 2008, levam em conta os problemas ocorridos em novembro do ano passado em Santa Catarina.

– Os contêineres não perdidos pelo excesso de água das enchentes foram direcionados a outros portos para envio ao exterior e esses embarques ocorreram apenas em janeiro – explica.
O dirigente lembra ainda que o preço médio da tonelada embarcada recuou 28,18% em abril e 29,87% em maio, na comparação com os mesmos meses de 2008, segundo dados da Abipecs, o que reflete a realidade de que o consumidor está sem dinheiro.

– Também no mercado interno há uma preocupação, visto que o incentivo do governo ao consumo de bens duráveis como automóveis ou eletrodomésticos de linha branca, fez com que o poder de compra da população recuasse ainda mais para a aquisição de outros produtos – sinaliza. (Agência Safras / Suino.Com)

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.