CI

Sul de Minas é a região que mais plantou milho no estado

Os plantios com milho no Sul do Estado correspondem a 19,7% da área plantada com o grão em Minas Gerais


O Sul de Minas foi a região do Estado com a maior área plantada com milho na safra 2009. Foram 252 mil hectares. Logo em seguida, aparece a região do Alto Paranaíba com 212 mil hectares. Os números estão no último levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), feito em parceria com órgãos da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), Conab e Federação da Agricultura, Pecuária de Minas Gerais (Faemg).

Os plantios com milho no Sul do Estado correspondem a 19,7% da área plantada com o grão em Minas Gerais. Apesar disso, a região fica em segundo lugar na produção estadual, com 1,348 milhão de toneladas, logo atrás do Alto Paranaíba com 1,380 milhão de toneladas.

As condições de mercado desfavoráveis desestimularam o plantio nas principais regiões produtoras de Minas – Sul, Alto Paranaíba e Triângulo Mineiro – que optaram em aumentar a área com culturas como a soja e a cana-de-açúcar. Mas a queda da área plantada no Sul de Minas (5,3%) foi menor que nas outras duas regiões. Já as regiões Central, Noroeste, Zona da Mata e Centro-Oeste registraram aumento da área plantada com milho e terão maior produção nesta safra em relação ao ano passado.

O milho é o principal grão cultivado em Minas Gerais. A safra deste ano deve ser de 6,4 milhões de toneladas, colhidas em 1,3 milhão de hectares. Os municípios que lideram a produção estadual são: Uberaba (Triângulo), Unaí (Noroeste), Perdizes (Alto Parnaíba), Buritis (Noroeste) e Sacramento (Alto Paranaíba). As informações são da assessoria de imprensa do Governo do Estado de Minas Gerais.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.