Sulfato ajuda plantas a lidarem com escassez de água

DESCOBERTA

Sulfato ajuda plantas a lidarem com escassez de água

As plantas absorvem dióxido de carbono para fotossíntese através de poros em suas folhas
Por: -Leonardo Gottems
399 acessos

Uma equipe de pesquisa internacional liderada por cientistas da Universidade de Heidelberg, na Alemanha, descobriu como o sulfato controla a produção do hormônio do estresse hídrico ABA em plantas e, assim, contribui para a sua resistência à seca. De acordo com os pesquisadores do Centro de Estudos Organizáveis (COS), essas descobertas melhoram a compreensão dos cientistas sobre como o sinal do estresse da seca viaja das raízes até as folhas. 

As plantas absorvem dióxido de carbono para fotossíntese através de poros em suas folhas. Quando a precipitação é baixa, no entanto, essas aberturas causam um desastre para as plantas porque a luz solar forte e a fotossíntese ativa atraem muita água através dos poros abertos. Sem água fresca das raízes, as plantas murcham e finalmente morrem. O hormônio ABA controla o quanto os poros se abrem para regular a perda de água da planta. 

No ano passado, os pesquisadores descobriram que o sulfato de nutrientes se acumula nas vias de transporte de água das plantas quando o solo começa a secar. Agora, a equipe liderada pelo Dr. Markus Wirtz e Prof. Dr. Rüdiger Hell mostrou que o mineral realmente conhecido como sulfato desempenha um papel importante no fornecimento de água para a planta. "Até ficamos surpresos com a eficiência com que o sulfato desencadeia a síntese de ABA e, portanto, controla o fechamento dos poros", declara. 

"O verão extremamente seco de 2018 foi uma prévia dos efeitos iminentes do aquecimento global sobre o crescimento das plantas e a produção de nutriente. Ser capaz de cultivar culturas alimentares mais resilientes durante os períodos de escassez de água e seca”, conclui.

Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink