CI

Sulfato ajuda plantas a lidarem com escassez de água

As plantas absorvem dióxido de carbono para fotossíntese através de poros em suas folhas


Uma equipe de pesquisa internacional liderada por cientistas da Universidade de Heidelberg, na Alemanha, descobriu como o sulfato controla a produção do hormônio do estresse hídrico ABA em plantas e, assim, contribui para a sua resistência à seca. De acordo com os pesquisadores do Centro de Estudos Organizáveis (COS), essas descobertas melhoram a compreensão dos cientistas sobre como o sinal do estresse da seca viaja das raízes até as folhas. 

As plantas absorvem dióxido de carbono para fotossíntese através de poros em suas folhas. Quando a precipitação é baixa, no entanto, essas aberturas causam um desastre para as plantas porque a luz solar forte e a fotossíntese ativa atraem muita água através dos poros abertos. Sem água fresca das raízes, as plantas murcham e finalmente morrem. O hormônio ABA controla o quanto os poros se abrem para regular a perda de água da planta. 

No ano passado, os pesquisadores descobriram que o sulfato de nutrientes se acumula nas vias de transporte de água das plantas quando o solo começa a secar. Agora, a equipe liderada pelo Dr. Markus Wirtz e Prof. Dr. Rüdiger Hell mostrou que o mineral realmente conhecido como sulfato desempenha um papel importante no fornecimento de água para a planta. "Até ficamos surpresos com a eficiência com que o sulfato desencadeia a síntese de ABA e, portanto, controla o fechamento dos poros", declara. 

"O verão extremamente seco de 2018 foi uma prévia dos efeitos iminentes do aquecimento global sobre o crescimento das plantas e a produção de nutriente. Ser capaz de cultivar culturas alimentares mais resilientes durante os períodos de escassez de água e seca”, conclui.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.