CI

Tamarino: uso e cultivo


O sabor exótico dessa deliciosa fruta chamou a atenção de pequenos produtores rurais e de cooperativas, que se uniram para fazer do tamarino fonte de renda para muitas famílias em Mato Grosso. A Cooperativa Agropecuária Mista Terra Nova (Coopernova), situada no município de Terra Nova do Norte, no norte do Estado, a 650km de Cuiabá, abraçou a ideia, fabricando desde 2006, a partir da fruta in natura, o suco de tamarino.


A cooperativa trabalha em parceria com a Sedraf ( Secretaria de Desenvolvimento Rural e Agricultura familiar) e com os pequenos agricultores de assentamentos rurais, tais como; Terra Nova um e dois, e o assentamento Telles Pires.

A Coopernova e a Sedraf distribuíram mudas e capacitaram esses pequenos produtores, ensinado a eles desde simples técnicas de cultivo á até as melhores formas de manejo sustentável.

De acordo com Daniel Robson Silva presidente da Coopernova, até pouco tempo não havia produção em larga escala no Estado, por isso desde o inicio da cooperativa eles buscavam estes frutos em pomares de pequenos produtores ou em casas de moradores da cidade. Foi ai que enxergaram a necessidade de produzir o fruto. Hoje, a instituição conta com um viveiro próprio, onde consegue distribuir aos seus parceiros de 100 á 150 mil mudas de frutas tropicais por ano, entre elas o tamarino.

“O tamarineiro é uma árvore que demora cerca de cinco anos para começar a produzir, então não havia tempo para esperar essa produção chegar, por isso buscamos essas alternativas, contudo este ano já estaremos colhendo os frutos dessas novas plantações’’, comenta o presidente.

Daniel deixa sua opinião sobre investir em tamarino em Mato Grosso.“É uma excelente opção, pois existem um grande mercado em busca deste novo sabor, não apenas aqui em nosso estado, como também em outros, recebemos recentemente uma oferta para exportamos para o nordeste, mas ainda precisamos aguardar essa nova safra para produzirmos em maior escala e assim podermos superar as expectativa”. Completa Daniel. A Sedraf conta com um programa onde distribuem mudas de frutas tropicais entre elas o tamarindo, portanto se você quiser investir neste novo cultivo, basta entrar em contato com o órgão para maiores informações.


O tamarindo ou tamarino, como também é chamado, é uma fruta originária da África equatorial e da Índia.
Os árabes a denominavam de “Tamr al-Hindi”, que significa “tâmara da Índia”. No Brasil, a fruta é muito consumida nas regiões Norte, Nordeste e agora passou a ser uma maior opção de consumo e cultivo também no estado de Mato Grosso, tendo se adaptado a essas regiões facilmente, devido ao clima quente.

De poupa avermelhada e fibrosa e um sabor azedinho, que a criançada adora, o tamarindo é perfeito para a fabricação de sucos, doces, geleias, licores, picolés, sorvetes entre outra delicias da culinária e está entre os frutos mais ricos em proteínas, glicídios e elementos minerais.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.