Tecnologia com óleo de laranja melhora pulverização
CME MILHO (DEZ/20) US$ 3,782 (-0,26%)
| Dólar (compra) R$ 5,38 (2,78%)

Imagem: Pixabay

APLICAÇÃO

Tecnologia com óleo de laranja melhora pulverização

Surfactante tem sido usado por produtores do Paraguai
Por: -Eliza Maliszewski
1468 acessos

No Sul do Paraguai, os produtores já começam a dessecação de plantas invasoras e a corrigir o solo para a semeadura de soja. Já mais ao Norte, o receio é de que as chuvas demorem e interfiram nos rendimentos das lavouras, como aconteceu na safra passada. 

As expectativas são boas, com previsão de rendimentos equivalentes à safra passada, quando foram colhidas quase 10 milhões de toneladas, com produtividade na faixa de 2,8 toneladas a 3 toneladas por hectare. O Paraguai é o quinto maior exportador de soja do mundo, atrás apenas do Brasil, Estados Unidos, China e Argentina.

Produtores locais estão animados com um novo surfactante à base de óleo essencial de casca de laranja. Na agricultura a adição dos surfactantes à calda pode favorecer o maior espalhamento do produto e o molhamento da superfície, podem corresponder a um aumento de até 25 % da eficiência dos produtos.

Diferente dos outros o produto à base do óleo de casca de laranja tem afinidade química com os tecidos vegetais das plantas, auxiliando na absorção. Pode otimizar a ação de herbicidas, fungicidas, inseticidas e acaricidas. Um dos maiores destaques fica por conta da rápida absorção e translocação que o produto proporciona.

O produto também ameniza efeitos indesejáveis como lavagem pela chuva, decomposição dos agroquímicos por raios UV e também problemas de fitotoxicidade. “No ano passado, realizamos ensaios em áreas experimentais, em parceria com instituições locais de pesquisa, considerando a associação do Wetcit Gold em diferentes realidades. Em conjunto com o principal fungicida utilizado aqui no Paraguai, por exemplo, os ganhos em produtividade chegaram a 10%, quando comparado com uso de outros adjuvantes comuns e/ou óleos”, finaliza Cláudio Gonçalves Aranega, representante da ORO AGRI no Paraguai.
 


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink