CI

Tecnologia de aplicação de agrotóxicos garante eficiência na produção de soja


As lavouras de soja brasileira, cujas semeaduras se estendem até dezembro, vão exigir em média quatro aplicações de agrotóxicos durante toda a safra. A afirmação é dos profissionais da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, e da Emater/PR que alertam sobre os possíveis prejuízos decorrentes de aplicações inadequadas. "O produtor que não segue as técnicas recomendadas corre o risco de ter dispêndio de produto, perda de dinheiro e ainda está sujeito a contaminar a si próprio e ao meio ambiente", alerta o agrônomo Fernando Adegas, do convênio Embrapa Soja/Emater-PR.

De acordo com Adegas, o produtor que pretende conduzir bem a aplicação de defensivos deve conhecer o tipo de praga e a maneira como elas se comportam no ambiente. Na aplicação de herbicidas, por exemplo, é preciso conhecer as espécies de plantas daninhas presentes na lavoura e o seu comportamento no ambiente. "Por isso, a forma de germinação, o tamanho do ciclo e o potencial de competição entre a espécie daninha e planta cultivada vão fornecer informações que auxiliam na escolha do herbicida mais eficiente, explica.

O pesquisador da Embrapa Soja (Londrina/PR), Alexandre Brighenti, alerta para o manuseio correto do pulverizador e para a utilização de água limpa usada na mistura com o produto químico, o que garante uma aplicação de qualidade. "Antes de qualquer aplicação, é preciso conhecer o funcionamento do pulverizador e fazer os ajustes necessários. A barra de pulverização contém alguns filtros que devem ser limpos a cada aplicação.

A adequação de filtros de linha, mangueiras, dobradiças e bicos são essenciais para que a aplicação do produto seja uniforme e eficiente", ensina Brighenti. Além disso, o produtor deve estar atento aos fatores ambientais, porque" ventos superiores a 10 km/h, temperatura acima dos 30º C e umidade relativa do ar abaixo dos 70% diminuem a eficiência da aplicação", diz Brighenti.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.