CI

Tecnologia permite análise de solo em 15 minutos

Equipamento faz a medição dos nutrientes com laser


Foto: Marcel Oliveira

A análise de solo é uma etapa fundamental para o sucesso da lavoura. Uma nova tecnologia promete agilizar e facilitar o processo. Utilizando a tecnologia adotada do robô Curiosity, utilizada pela agência espacial norte-americana NASA, em missão exploratória de solo no planeta Marte, o equipamento mede a quantidade de nitrogênio, micronutrientes e contaminantes em amostras de solos, plantas e fertilizantes. A tecnologia atua por meio de um laser de alta energia que focalizado sobre a superfície da amostra, gera um microplasma que fragmenta as moléculas possibilitando a análise detalhada dos elementos.

A estimativa é que o equipamento analise mais de 500 amostras por dia e ainda traz conceitos de sustentabilidade, pois não gera resíduos químicos. Para se ter uma ideia, um laudo completo de análise de amostra pode ser obtido em torno de 15 minutos, enquanto no método tradicional leva cerca de 15 dias. O custo também é menor.

Atualmente não há outra tecnologia semelhante e a expectativa dos desenvolvedores é que o agricultor consiga elevar a rentabilidade, pois 60% do aumento da produtividade corresponde a correta nutrição das plantas e 22% do custo de produção dos agricultores corresponde à corretivos e fertilizantes.

A tecnologia foi desenvolvida em uma parceria da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (EMBRAPII) com a startup paulista Agrorobótica Fotônica. 
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.