CI

Tecnologia permite teste de aflatoxina preciso

Solução detecta o nível da micotoxina em grãos com mais rapidez


Foto: Marcel Oliveira

As micotoxinas são responsáveis por inúmeros prejuízos para a sanidade de grãos e alimentação humana e animal, podendo comprometer até 70% dos grãos. Dentro do grupo delas estão as aflatoxinas. Produzidas pelo fungo do gênero Aspergillus, têm alto índice de toxicidade, repesentando prejuízos e danos à sanidade. Acometem principalmente milho e sorgo mas também podem ser encontradas em sementes de algodão, milheto, trigo, amendoim, cevada, centeio, arroz, soja, sementes de girassol, nozes e aveia.

As aflatoxinas são consideradas um problema mundial e estão presentes no campo, colheita, carregamento, transporte (terrestre e marítimo), armazenamento, embalagens, pontos de venda e até nas despensas das residências.

Para detectar com alta eficiência e de forma mais rápida a empresa GenesisGroup, referencia em rastreabilidade nos alimentos, e a alemã R-Biopharm, desenvolvedora de testes pra análise de alimentos e rações animais, trazem ao Brasil uma tecnologia que permite avaliar a infestação de aflatoxinas nos grãos.

A nova solução destaca-se por dupla confiabilidade: é a única do mercado que garante a rastreabilidade da análise, ao detectar a presença de aflatoxinas nas amostras coletadas e que aponta com extrema precisão o nível de infestação dessas micotoxinas no lote, sendo uma excelente ferramenta para rápida tomada de decisão.
 
“Sem o controle adequado, a contaminação não apenas prejudica a composição dos grãos, como o milho, que perde nutrientes importantes, como compromete a nutrição animal e pode representar risco à segurança alimentar”, explica Fernando de Souza, gerente comercial do GenesisGroup.

* Com informações da assessoria de imprensa

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.