CI

Tecnologia via satélite impulsiona crédito rural

"Entendemos a relevância da coleta e geração de dados para a concessão de crédito"


"Entendemos a relevância da coleta e geração de dados para a concessão de crédito " "Entendemos a relevância da coleta e geração de dados para a concessão de crédito " - Foto: Pixabay

A tecnologia de monitoramento remoto por satélite tem revolucionado o crédito rural no Brasil ao permitir análises de risco mais dinâmicas e precisas. De acordo com informações da Serasa Experian, a AgroCPR estruturou uma operação 100% digital que amplia o acesso ao crédito sem comprometer a segurança da análise, reduzindo inadimplência e aumentando em cerca de 55% a recuperação de dívidas. A parceria reforça o papel da tecnologia na democratização do crédito, conectando produtores e credores de forma mais eficiente.

Com o uso da solução CropMonitor, desenvolvida pela Serasa Experian, a AgroCPR passou a monitorar 100% de sua base de clientes, ante apenas 20% anteriormente, ao integrar notificações automáticas sobre o desenvolvimento de safras, riscos climáticos e produtividade. Isso proporcionou ganhos em escala e reduziu custos logísticos, combinando o monitoramento via satélite com visitas de campo e aumentando a governança das operações de crédito.

Atualmente, a empresa acompanha mais de 170 contratos, que representam 450 mil hectares de área total e R$ 800 milhões em gestão, segundo o CEO da AgroCPR, Bernardo Viana. O resultado reflete o avanço da digitalização no agronegócio e o fortalecimento das ferramentas analíticas no campo, promovendo um ambiente de crédito mais transparente, ágil e sustentável.

"Entendemos a relevância da coleta e geração de dados para a concessão de crédito no campo e fomos além, aplicando tecnologia para desenvolver informações analíticas que seguem construindo um cenário de crédito rural ainda mais transparente. Com mais informação sobre seu cliente ou prospect, o credor consegue avaliar melhor o risco e adequar a oferta àquele perfil. Do outro lado do balcão, o cliente aumenta suas chances de obter o financiamento ou a compra a prazo que precisa. Isso faz a roda da economia no agronegócio girar mais rápido e de forma mais eficiente. Observar resultados como esses mostra que estamos no caminho certo para ampliar democratização do crédito rural e fortalecer o ecossistema do agro brasileiro", afirma Marcelo Pimenta, head de agronegócio da Serasa Experian.
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.