CI

Tecnologias da Embrapa estarão à disposição do público na Agrobrasília 2017

Evento ocorre entre os dias 16 e 20 de maio


A Embrapa estará presente na Agrobrasília 2017 – Feira Internacional dos Cerrados, com demonstração de aproximadamente 30 tecnologias que conjugam sustentabilidade e produtividade aos sistemas de produção agrícola do país. O evento, que acontece no período de 16 a 20 de maio, no Parque Tecnológico Ivaldo Cenci (BR 251, Km 05, sentido Brasília - Unaí- MG), é organizado pela Cooperativa Agropecuária da Região do Distrito Federal (Coopa- DF). A coordenação pela Embrapa é feita pela Secom (Secretaria de Comunicação) e Embrapa Cerrados (Planaltina, DF).

As tecnologias, que estarão expostas em vitrines tecnológicas e no estande institucional localizado no espaço reservado ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), além dos eventos técnicos são resultados de pesquisas desenvolvidas por 12 unidades da Empresa – Embrapa Acre, Embrapa Amapá, Embrapa Agroenergia, Embrapa Cerrados, Embrapa Gado de Corte, Embrapa Hortaliças, Embrapa Informação Tecnológica, Embrapa Milho e Sorgo, Embrapa Produtos e Mercado, Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, Embrapa Soja e Embrapa Trigo.

A vitrine tecnológica da Embrapa está dividida em parcelas com cultivares de forrageiras, mandioca, trigo, soja, maracujá, feijão, girassol, cultivos integrados (milheto, sorgo e milho), hortaliças e Sistema Filho (Fruticultura Integrada com Lavouras e Hortaliças). Na área das forrageiras, o visitante poderá conhecer 18 cultivares, a mesma quantidade de variedades expostas no espaço das hortaliças.

A grande novidade deste ano é que foi montada uma rede wifi local com acesso exclusivo à página sobre as tecnologias da Embrapa apresentadas na vitrine. Durante a feira, o visitante poderá acessar informações (textos, áudio, vídeo, fotos) das tecnologias expostas na vitrine da Embrapa através do seu celular ou tablet, inclusive, com uso de QR Code.
Na área da vitrine foi montada uma estação de trabalho, composta de três equipamentos (carrinho para transporte + mesa de seleção + unidade móvel de sombreamento - UMS) que facilitam e aumentam o rendimento das operações de colheita e beneficiamento de hortaliças. Também haverá demonstração do sistema de controle de irrigação – “Irrigas”. As aplicações do 'Irrigas' no manejo de irrigação são úteis em ambientes tão variados quanto casas-de-vegetação, vasos de plantas ornamentais e aplicações agrícolas diversas com sistemas de irrigação como o gotejamento, aspersão e sulcos.

Em outras duas vitrines, a do Sistema Agrossilvipastoril Orgânico e de ILPF (Integração Lavoura-Pecuária-Floresta) serão realizados, respectivamente, visitas técnicas e Dia de Campo. As visitas à vitrine do Sistema Agrossilvipastoril Orgânico acontecerão em todos os dias da feira, de 9h às 17h,  e o Dia de Campo “Diversificação e Intensificação Sustentável da Agricultura Tropical” será no dia 19 de maio, de 9h30 às 12h.

Lançamentos de tecnologias - na vitrine tecnológica da Embrapa ocorrerão os lançamentos do Sistema Filho e de cultivares de soja. O lançamento do Sistema Filho será no dia 17 de maio, de 10h às 10h45. O Sistema Filho é um SAF (Sistema Agroflorestal) para a produção integrada de frutas, grãos e hortaliças em consórcios irrigados. Sua principal característica é a utilização dos espaçamentos entre as linhas de plantas de pomares para o cultivo de espécies de ciclo curto, como hortaliças, grãos e outras culturas de frutas anuais ou bianuais.

No dia 18 de maio, de 8h30 às 10h30, serão lançadas duas cultivares de soja, a BRS 6980 e BRS 7280RR.  Cultivar convencional de soja, a BRS 6980 apresenta superprecocidade que viabiliza a segunda safra de milho, além de alto potencial produtivo. A BRS 7280 RR é transgênica, resistente ao herbicida glifosato, e associa a tolerância à ferrugem asiática da soja. Durante o lançamento das cultivares haverá também apresentação sobre o Programa Soja Livre e palestras sobre manejo de ferrugem asiática e de nematoides.

Entre às 11h30 e 12h será feita apresentação de cultivares de maracujás ornamentais BRS Rosea Púrpura e a BRS Estrela do Cerrado, que são alternativas para o mercado de plantas ornamentais visando ao paisagismo de grandes áreas como cercas, pérgulas e muros. Também será apresentada a cultivar de maracujá doce BRS Mel do Cerrado destinada ao mercado de frutas especiais de alto valor agregado.

Estande do Mapa - quem visitar o estande do Mapa vai conhecer diversas tecnologias da Embrapa. Haverá apresentação de boas práticas para a produção da castanha-do-brasil em florestas naturais da Amazônia e sobre a importância de abelhas como polinizadores no algodoeiro. Pesquisas comprovaram que quanto maior a diversidade de espécies de abelhas que visitam as flores do algodoeiro, maior o rendimento na produção, que pode ser até 27% superior aos plantios que não tiveram contato com esses insetos.

Os visitantes também receberão informações sobre métodos de recomposição da vegetação nativa do Cerrado, que abrangem diversas opções, de acordo com a necessidade e perfil dos produtores. As práticas de restauração ecológica que serão demonstradas incluem: regeneração natural sem manejo, controle das plantas competidoras, adensamento, enriquecimento, nucleação, semeadura direta e plantio por mudas. No Espaço de Valorização da Agricultura Familiar da Emater- DF estará exposta uma Unidade Didática Agroecológica sobre Restauração Ecológica.

Serão apresentados os resultados de estudos com macrofungos/cogumelos. O objetivo desta tecnologia é a integração de cadeias produtivas que geram grandes quantidades de biomassas vegetais, como as culturas oleaginosas para obtenção de óleos para biodiesel, e a nutrição animal, tendo como intermediário um processo de melhoria na qualidade das fibras e tortas pela ação dos macrofungos e enzimas.

Os interessados em adquirir publicações da Embrapa poderão fazê-lo no local. A Livraria Embrapa estará no estande divulgando obras editadas a partir dos resultados das pesquisas desenvolvidas pelas Unidades da Empresa. A livraria oferece ainda a facilidade de venda à distância por meio do telefone +55 (61) 3448 4236, pelo fax +55 (61) 3448 2494, ou pelo e-mail [email protected].

Eventos técnicos – os visitantes da Agrobrasília também terão a oportunidade de participar de palestras e eventos técnicos. No dia 17 de maio, o técnico da Embrapa Cerrados Sérgio Abud ministrará palestra durante o Workshop sobre Controle Biológico, que acontecerá na sala anexa do auditório Buriti, a partir das 9h.

Na mesma manhã (9h às 9h45) será apresentada, na Vitrine de Tecnologias da Embrapa, pelo pesquisador da Embrapa Agroenergia, Feliz Siqueira, palestra sobre cultivos de cogumelos em tortas de oleaginosas.

No estande da Adasa, além da reunião do Comitê de Bacias dos Afluentes do Rio Preto, haverá apresentação dos resultados da Expedição Safra para Agricultura Irrigada e dados da situação hidrológica da Bacia do Rio Preto, com a participação do pesquisador da Embrapa Cerrados Jorge Enoch (9h às 10h).

No dia 18 de maio, no auditório do Espaço de Valorização da Agricultura Familiar da Emater- DF, pela manhã, ocorrerá o Seminário “A mandioca de Mesa no Distrito Federal: variedades, irrigação e comercialização”. Os pesquisadores Eduardo Alano, Josefino Fialho e Jorge Antonini, da Embrapa Cerrados, apresentarão as variedades de mandioca de mesa desenvolvidas para a região do Cerrado.

Ainda pela manhã (10h30 às 11h30) haverá a palestra da pesquisadora da Embrapa Hortaliças, Núbia Correia, na Vitrine de Tecnologias da Embrapa, sobre resistência das plantas daninhas capim-amargoso e capim-pé-de-galinha a herbicidas. O visitante que for à feira só no período da tarde, poderá assistir a palestra de 15h às 15h45.

Já o Fórum das Águas do Cerrado - "Uso e Conservação de Água para Agropecuária” acontecerá durante todo o dia. Os pesquisadores da Embrapa Cerrados Jorge Enoch e Omar Rocha falarão, respectivamente, sobre regime hídrico e climatologia da região dos Cerrados (9h) e otimização dos recursos hídricos na agricultura irrigada (13h30).

No dia 20 de maio, de 10h às 11h, na sala anexa do auditório Buriti, o pesquisador Charles Martins, da Embrapa Cerrados, fará palestra sobre enfezamento do milho. Encerrando a Agrobrasília, o governo de Brasília lançará, no auditório Buriti, o livro “Expedição Safra 2016”, que contou com a colaboração de analistas e pesquisadores da Embrapa Cerrados.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.