Tempestades avançam sobre o Sudeste e Centro-Oeste
Semana será de extremos climáticos

A semana entre os dias 22 e 28 de setembro será marcada por contrastes climáticos no Brasil. Enquanto o Norte, Centro-Oeste e Sudeste enfrentam temporais, o interior do Nordeste segue sob forte estiagem e baixa umidade.
Região Norte: volumes extremos e instabilidade persistente
Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a combinação de calor, umidade elevada e circulação de ventos favorece a formação de nuvens carregadas na Região Norte. Os maiores acumulados de chuva são esperados entre o Amazonas e Rondônia, podendo ultrapassar os 100 mm, principalmente no oeste do Amazonas. Em contrapartida, no Tocantins, sul do Pará, Acre e Roraima, os volumes devem ser inferiores a 20 mm. Já o norte do Pará e o Amapá devem registrar tempo predominantemente seco, com apenas chuvas isoladas.
Nordeste: estiagem predomina e umidade cai drasticamente
A maior parte do interior nordestino segue sob predomínio de tempo seco. A Bahia, o Piauí, o centro do Ceará e o oeste da Paraíba e do Rio Grande do Norte devem registrar umidade relativa do ar abaixo de 25%, indicando risco à saúde e impactos na agricultura. Até a quarta-feira (24), há previsão de chuvas pontuais no sul da Bahia, Maranhão e Piauí. A partir de quinta-feira (25), a instabilidade avança para o litoral da Bahia e Sergipe.
Centro-Oeste: sistema frontal provoca tempestades até quarta
O avanço de uma frente fria deve provocar tempestades em áreas do Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás e Distrito Federal até quarta-feira (24), com volumes entre 10 mm e 20 mm. O Inmet alerta para possíveis rajadas de vento, raios e queda de granizo em pontos isolados. A partir de quinta-feira (25), a chuva perde força, e as precipitações devem ser mais localizadas. Em contrapartida, a umidade do ar tende a aumentar na região.
Sudeste: previsão de granizo e aumento da umidade
A atuação do mesmo sistema frontal deve intensificar as chuvas no Sudeste, especialmente em São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo e sul de Minas Gerais. Nessas áreas, os acumulados podem chegar a 40 mm, com risco de tempestades, ventos fortes e granizo até o dia 24. No restante da região, as chuvas serão mais pontuais. O aumento da umidade deve trazer alívio para áreas que enfrentavam clima seco.
Sul: semana começa com tempestades e termina com nova frente
No Sul do Brasil, a passagem de uma frente fria no início da semana deve provocar tempestades no centro e norte do Paraná, com ventos fortes e granizo. A instabilidade enfraquece ao longo da semana, com chuvas restritas ao litoral de Santa Catarina e Paraná. No entanto, no fim de semana, uma nova frente traz o retorno das chuvas ao Rio Grande do Sul e Santa Catarina.